Repressão no interior de São Paulo

Jovens se revoltam contra ‘toque de recolher’
No dia 23 de maio ocorreu um protesto em frente ao Fórum de São Joaquim da Barra de jovens contra o repressivo toque de recolher

26 de maio de 2011
Há mais de um ano foi aprovado na cidade de São Joaquim da Barra, localizada perto de Ribeirão Preto, o toque de recolher para menores de idade. A lei impede que os jovens menores de 18 anos permaneçam na rua depois das 22 horas.
A oposição a repressiva lei é grande e recentemente mudaram o nome da lei para “toque de Acolher”, para tentar disfarçar que a medida é tomada em uma situação de grande emergência em um país como em uma guerra.
Com uma festa tradicional na cidade iniciada nesta quarta-feira, 25 de maio, a proibição de jovens participarem sem o acompanhamento dos pais causou revolta.
Centenas de jovens protestaram em frente ao prédio do Fórum da cidade, uma grande manifestação que pedia ao promotor o abrandamento do toque de recolher, agora chamado “toque de Acolher” que proíbe a ida de menores sem os pais à “Festa da Soja”.
Aos gritos de “Sou ‘de menor’, mas também sou cidadão”, os jovens foram recebidos pelo promotor Dr. Marco Antônio, mas não houve ainda um acordo entre as partes.
Logo após, os jovens foram até a prefeitura municipal da cidade, reivindicando uma reunião com a prefeita Maria Helena Borges Vannuchi (PT). A manifestação foi reprimida pela Polícia Militar, que apreendeu várias bicicletas dos jovens.
Esta absurda lei do “toque de recolher” para menores foi aprovada por prefeituras de diversas cidades pelo País e reprime os jovens como se fossem verdadeiros marginais.
Todos os dias na cidade, os menores que estiverem perto de pontos considerados “suspeitos” pela polícia serão recolhidos e levados ao Conselho Tutelar ou à delegacia. Só poderão sair dali quando seus pais forem informados e se dirigirem até o local. Em caso de reincidência, os pais poderão ser multados entre três e 20 salários mínimos.
Estas medidas criam um clima de terror e perseguição, e acabam por sufocar a liberdade de organização e expressão, de discussão política e cultural no setor que tem a tendência a lutar pela mudança na sociedade, a juventude.
Para derrubar esta lei a juventude deve seguir o exemplo destes jovens e se levantar, organizar uma ampla mobilização contra o “toque de recolher” e o ataque às suas liberdades democráticas, única via para impedir a selvageria do Estado contra o cidadão em geral e a juventude.

1 Comentários

  1. Que nada, os jovens de hoje confundem a liberdade de expresao com libertinagem, os jovens de hoje precisam de freios, senão vão acabar nas drogas ou serão futuros bandidos, não querem nada com estudo, querem mais e ser educados pelas ruas e o que tem as ruas a ofercer, NADA, jovems não querem saber de pais, querem amizades de estranhos eeste estatuto que não se adequa a realidade do pais , vem a piorar mais ainda a situação, um pais afundade em mentiras, governo que discute apenas escandalos de seus comandados, não mais se cria projeto, uma seguarança publica falida um sistema educacional onde daqui uns dias os professores irao as escolas armados com pilstolas e coletes a prova de balas ou escoltado por seguranças, essa é a nossa futura realidade, estamos perdendo terreno para a violencia a impunidade a omissão e esse sistema educacional que discaradamente o governo faz propagandas fundamentadas na mentira, POLICA PARA MIM NÃO É ADMINISTRAR É A ARTE DE ENGANAR O POVO.

    ResponderExcluir