Após um mês da comemoração do primeiro ano do Toque de Acolher na Comarca de Santo Estevão, o magistrado José Brandão, em entrevista concedida a um veículo de comunicação nacional cita os efeitos da portaria e esclarece dúvidas a respeito da mesma.
Juiz José Brandão "Não sabemos quem gosta mais da portaria, se são os pais ou professores" 


Durante entrevista, uma das observações feitas pelo magistrado foi à redução de infrações envolvendo menores nas cidades pertencentes à Comarca, sendo elas Ipecaetá, Antonio Cardoso e Santo Estevão. “A proposta principal do Toque de Acolher é tirar a criança, o adolescente da situação de risco, com isso nós adquirimos bons resultados”, enfatizou o juiz.
Mesmo com os êxitos apresentados pelo Toque de Acolher, questionado pela âncora do programa, o juiz Brandão esclarece que os limites de horários impostos para adolescentes têm exceções em períodos de festas e em casos de menores que estudam no turno da noite, ele ainda enfatiza que adolescente não pode ficar nas ruas tarde a noite sem a companhia de pais ou responsáveis.
Ainda durante entrevista, o juiz ressalta que após o Toque, as delegacias que pertencem a Comarca não têm registro de drogas nas escolas. “O judiciário trabalha com a verdade e desde junho de 2009 não chegou ao juizado o registro de drogas nas escolas”, salientou.

Toque de Estudo e Disciplina - TED


Salas de aulas estão mais cheias após a portaria do TED

Além da portaria que tem como objetivo tirar o menor de situações de risco, Brandão foi questionado pela reportagem sobre o andamento da portaria que é até o momento é exclusiva da Comarca de Santo Estevão, o Toque de Estudo e Disciplina (TED). Segundo ele, a portaria foi baixada após uma pesquisa realizada nas escolas da Comarca onde foi constatado um alto índice de evasão escolar. “Notamos com a pesquisa, que o menor estava fugindo da escola. Após tal resultado, baixamos a portaria que obriga aos pais a matricularem os filhos, que descumprindo a determinação do que impõe a portaria, os mesmos pagam multa e respondem a crime de abandono intelectual”, disse José Brandão.
Ao final da entrevista, o juiz José Brandão informa que um dos principais efeitos do Toque de Estudo e Disciplina foi o resultado do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) , onde citou o município de Ipecaetá como exemplo, uma vez que a nota era de 1.4 e após portaria do TED, subiu para 5.9.

Foto: Divulgação
Texto: Clécia Rocha / Estágio de Assessoria
















Comentário:



Parabéns.
 Eu sou diretora escolar de Ipecaetá e estou muito feliz com   o resultado do Toque  de acolher em nosso
municipio.





0 Comentários