Implantado no último dia 08/06 pela Justiça de Maracás-BA, o "toque de acolher" já conduziu 23 menores de 18 anos para o Juizado, que funciona na sede da Guarda Municipal local.

As rondas funcionam todas as noites e são executadas, em 03 veículos, por Agentes Voluntários de Proteção à Infãncia, Guarda Municipal e Polícia Militar.

No 1º dia, dos 11 conduzidos, 10 eram filhos de pais separados, mostrando que a falta de autoridade dos pais, para com os filhos, está relacionada à desegregação familiar.

Conselho Tutelar também se faz presente, orientando pais e menores recolhidos pelo toque de acolher, aliás o Coinselho sugeriu atividades pedagógicas para os  menores, enquanto estiverem no Juizado.

Todos os recolhidos têm sua situação escolar ficalizada, caso em que, quem estiver em evasão escolar, terá que retornar para a Escola, sob pena de responsabilidade para os pais.

Audiência Pública em Itiruçu-BA

Ficou lotada a Cãmara de Vereadores de Itiruçu-BA, ontem, 10/06, para explnação do "Toque de Acolher" na cidade, com preseça de vereadores, Policiais, Secretários de Governos, Conselhos Tutelares e Promotor de Justiça, entre outros presentes.

O Dr Brandão salientou que, "Assim que for garantida a quantidade mínima de Agentes de Proteção à infãncia, um veículo para rondas, cota de gasolina e linha telefõnica para a sede, onde funcionará o Juizado, ficará viável o "Acolher" em Itiruçu-BA". 

O Promotor, Rafael Matias, mostrou-se impressionado com quantidade de pessoas inressadas pela medida e disse que apóia a iniciativa "para minimizar as situações de risco que crianças e adolsecentes passam todos os dias", finalizou Matias.

Érica da Assessoria

ANÔNIMO DISSE:


"Boa noite!
 Estava na audiência pública , realizada na câmara de Vereadores de itiruçu, que por sinal aqui resido. Fiquei fascindo  com essa medida que o Exmo: Juiz passará a adotar com esses menores que foram pedidos as rédias das famílias e trnsferiu-se para os Poderes Público,  suas atribuições, também a multa é excelente, pois quer mexer em alguém mexa no bolso, já diz o velho ditado. Só achei três oportunidades muitas, na minha opinião, me desculpe, teria que ser duas e estipulasse valor maior, caso não tivesse condições financeiras suficiente para pagar, pagaria com penas alternativas;
              O trabalho voltunatriado para os agentes será outro empecilho, acredito. Por que não solicitar servidores públicos da prefeitura? Assim seria possível cobrar mais atuação. -Trabalhar de graça nessa época de crise...  E  mesmo porque terá que cumprir horários e determinações. O que o
Exmo acha?
             Por fim não acredito na reciprocidade da prefeitura, vou torcer nesse aspecto.
            E para concluir lhe parabenizo  acreditando que esse trabalho não é em vão e que com certeza vai surtir um grande efeito em nosso municipio, alíás já surtiu pelos burburinhos que se ouvem entre as pessoas, que por sinal  era para os moradores está presente ( faltou carro de som nas ruas), mas no nosso próximo encontro esperamos todos estarem presentes.

0 Comentários