Extraído de: Bahia Já  - 15 de Janeiro de 2012


Compartilhe
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Leitor pede para o BJÁ continuar comentando sobre a camarotização do Carnaval de Salvador, tema que passa a ser obrigatório na próxima campanha eleitoral, uma vez que nada mudará este ano e João Henrique está fazendo seu último reinado de Momo como prefeito. Aproveitando a decisão do juiz José Brandão Neto em determinar toque de recolher durante a Micareta de Itapicuru após às 2 horas da manhã a crianças e adolescentes até 15 anos de idade, justo seria acrescentar essa medida ao Carnaval da Capital.

2. Seria uma medida eficaz e a ser aproveitada pelo Programa Pacto pela Vida, uma vez que, historicamente, adolescentes e garotos e garotas até 15 anos (e até com menor idade) são vistos no Carnaval da capital, nas ruas, em camarotes e no trabalho. Algumas famílias chegam a acampar em áreas do Jardim Apipema, entorno do Morro Ipiranga, Avenida Ademar de Barros e trechos da Garibaldi com crianças até de colo e ficam dias nessa situação.

3. O juiz José Brandão tem adotado o Toque de Recolher por onde passa e essa medida, independente de Micaretas e eventos, mas também em dias normais e finais de semana, tem ajudado e muito no combate ao consumo de bebidas alcoólicas por menores e uso de drogas. Em Salvador, fala-se muito em controles disso e daquilo, mas, na prática as medidas são mais de marketing político do que coercitivas.

4. A cantora Ivete Sangalo recenemente gravou as peças publicitárias da nova campanha de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia, que deve ser lançada ainda esse mês. Gravou o vídeo e spot de rádio e posou para as fotos da campanha, que este ano traz um alerta sobre as armadilhas que a internet pode oferecer às crianças e adolescentes.

5. É a primeira vez que a campanha enfoca a utilização do ambiente virtual para a prática de um crime que, infelizmente, é tão real; mensagem que é enfatizada pela cantora nas peças publicitárias. A campanha deste ano ganha reforço com a criação, no MP baiano, do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (NUCCiber), que dará apoio às atividades dos
promotores de Justiça em todo o estado e apurará os crimes praticados na rede mundial de computadores.

6. No Carnaval, essas redes funcionam a mil por hora e já que foi criado o NUCCiber, e os camarotes instalaram em suas áreas plantas computadorizadas, evidentemente não postas à disposição das pessoas para esse fim, mas, como fiscalizar não seria nada demais está aí a dica. O MP com a campanha protagonizada por Ivete e a instalação do NUCCiber está saindo da teoria para a prática, o que é muito bom.

7. Assim como, se for adotado o Toque de Recolher de doutor Brandão seria um avanço extraordinário, saindo desse permanente lero-lero das autoridades para uma ação prática, objetiva e eficaz.
**
8. Estreia na próxima terça-feira na Rede Globo, após a exibição do BBB12, a minissérie "O Brado Retumbante", com oito capítulos, que retoma a discussão (na produção de TV) sobre a vida pública brasileira, tendo uma das caras do poder a cantora baiana Alinne Rosa, a qual fará o papel de Alessandra, casada com um senador, mas que vive um relacionamento extraconjugal (comum em Brasília) com Paulo (Domingos Monttagner).

9. Diz-se que é um papel relevante posto para a bela Alinne vivendo num cenário ao lado de homens corruptos, mulheres exuberantes (a própria será assim) e mulheres inteiresseiras. O senador terá o epíteto de Senador e será interpretado pelo experiente Luiz Carlos Miele, sendo que um dos maiores amigos de Paulo é Floriano (José Wilker) que é ministro da Justiça do finado presidente.

0 Comentários