Alunos pegos matando aula serão levados para Conselho Tutelar na BA

Iniciativa só é válida no município de Conceição da Feira. 
Decisão foi tomada após levantamento constatar alto índice de falta.

Do G1 BA, com informações da TV Bahia
Os estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Conceição da Feira, localizada a 125 quilômetros de Salvador, serão encaminhados para o Conselho Tutetar, caso sejam pegos fora da escola durante o horário das aulas. A decisão foi tomada por conta do alto número de alunos da cidade que perdem aula para ficar na rua. Os pais dos alunos também serão responsabilizados e poderão até pagar multas estipuladas pela Justiça.
A comarca de Conceição da Feira fez um levantamento e constatou que em quase todas as 34 escolas da rede pública do município, que possui cerca de quatro mil alunos, esse é um problema crônico.
"Eles saem de casa, usam o transporte escolar para vir até o centro da cidade e, chegando na porta da escola, eles vão para qualquer outro lugar, menos para a sala de aula", relata Suely Brito, diretora de uma das escolas.
A portaria prevê também punições aos pais que deixarem de matricular os filhos em idade escolar. Eles poderão responder pelo crime de abandono intelectual e até serem presos. Medida semelhante vai valer para os pais de jovens analfabetos.
"Essa decisão judicial vai ser fiscalizada pelos agentes de proteção à infância e juventude, junto com os conselheiros tutelares da cidade", explicou o juíz José Brandão.
O secretário de Educação da cidade, Fábio Menezes, considera que o número de faltas dos alunos é preocupante. "Sempre convocamos os pais para participarem. Infelizmente nem todos atendem o nosso chamado, e espero que com essa medida, a gente tenha ao menos quase 100% da participação dos pais na vida escolar dos alunos", disse.

0 Comentários