11ª Jornada Interdisciplinar foi um sucesso


A 11ª Jornada Interdisciplinar foi um sucesso de público. O evento, realizado no dia 19, contou com a participação de cerca de mil estudantes e professores, além de convidados de outras instituições de ensino.

A novidade desta edição foi a realização de quatro grandes palestras, concomitante às 18 oficinas de temas diversificados. Para a professora Tecla Mello, coordenadora pedagógica da Faculdade 2 de Julho, “a oportunidade de integração com outras áreas do conhecimento reforça a composição da Jornada como algo significativo para o crescimento acadêmico dos estudantes”.

O crescimento da violência após o crescimento do uso do crack

A palestra O crescimento da violência após o crescimento do uso do crack, tema de relevância social expressiva, trouxe à instituição Dr. Deraldo Jesus Damasceno, delegado titular da 5ª delegacia de Peri Peri; Dr. Vilson Bueno, diretor adjunto do presídio de Lauro de Freitas; Dr. Ussiel Dantas Xavier Filho, Defensor Público e militante na Vara de tóxicos; Dr. José Brandão, juiz da comarca de Santo Estevão; a perita criminalista, Josenira Matos de Andrade e a Dra. Marlene Brito, psicóloga clínica. A coordenadora do curso de Direito, professora doutora Cássia Carneiro, coordenou a mesa.

O delegado Deraldo Damasceno expôs a atual situação do uso de drogas entre adolescentes e as conseqüências desencadeadas desse triste fato, como o aumento da criminalidade e da violência, culminando nos homicídios. Para o delegado, a falta de estrutura familiar, de religiosidade, o desemprego, o tráfico e a falta de afeto entre as pessoas, são alguns dos motivos que levam o jovem a procurar as drogas.

Para o delegado, que já atua na polícia há 34 anos, o crescimento da população e da violência, em geral, não foi acompanhado pelo aumento do contingente policial e isso impossibilita que se faça um trabalho efetivo para a sociedade. E citou a triste realidade de Periperi, bairro onde trabalha e onde o nível de pobreza e desemprego é alto. “Nos barracos falta tudo, inclusive dignidade. Adolescentes de 14 anos já têm consciência de que podem não viver até os 18. E a expectativa de vida, realmente é de 24 anos. Muitos entram no crime pela falta de oportunidades”, lamenta.

Para Dr. Ussiel Dantas Xavier Filho, o crack sozinho não é o vilão da violência. O defensor público também citou a falta de centros de tratamento para usuários que querem se livrar das drogas. “Não temos para onde encaminhar os usuários que desejam parar, o que temos como opção é insuficiente”, afirma. O defensor público esclarece que a lei é falha no sentido de não traçar parâmetros claros para definir usuários e traficantes, assim como pequenos traficantes (aviãozinho) e grandes traficantes. Ele acredita que essa diferenciação é necessária para que se ajuste a pena ao crime em questão. E por isso, Ussiel Filho garante que a nova lei dará tratamento diferenciado aos dessemelhantes delitos.

O juiz da comarca de Santo Estevão, Dr. José Brandão, responsável pelo “Toque de Acolher”, portaria que determinou horários limites para a permanência de crianças e adolescentes na rua, no município de Santo Estevão, afirma que obteve sucesso com a medida: a violência foi reduzida em 71% na cidade. Ele afirma que não está cerceando o direito de ir e vir do cidadão por motivo fútil e sim, pelo bem estar da sociedade e, consequentemente, do próprio indivíduo. “Os direitos e garantias individuais não são absolutos e podem ser limitados por outros direitos”, justifica o juiz que acredita ser o “Toque de acolher” um nocaute no tráfico. Porém, esclarece que a lei não é assim tão inflexível. Em épocas festivas a medida, que tem 90% de aprovação em qualquer enquete, é devidamente suspensa.
A psicóloga clínica Marlene Brito defende a participação da família na desconstrução do ciclo-vicioso que se forma em torno das drogas. “A droga está associada a mecanismos que afetam dispositivos emocionais que dão prazer estabelecendo um ciclo-vicioso. A família é fundamental para a desconstrução desse vício”, explica. Marlene Brito também expõe vários outros fatores relevantes que levam o adolescente a procurar as drogas, como a busca por uma identidade e o questionamento de valores colocados pela sociedade, próprios desta fase, geralmente confusa, na vida de uma pessoa.

O diretor do presídio de Lauro de Freitas, Vilson Bueno, expôs com detalhes a convivência dos internos e assinalou o peso que as drogas têm na formação de marginais. Além dos truques utilizados para introduzir os tóxicos no interior das penitenciárias e o efeito da abstinência entre os presos, ele demonstrou também os projetos desenvolvidos para devolver a dignidade e a cidadania aos internos como o uso de terapia no combate as drogas.

Oficinas

Os mais variados temas, nas áreas de Administração, Comunicação Social, Direito e Engenharia, foram tratados durante a realização da 11ª Jornada Interdisciplinar.

A professora Priscylla Lins, uma das palestrantes convidadas, ministrou a oficina Balanço Social: uma ferramenta de transparência organizacional. Para ela, o tema traz os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social, e a forma como este fenômeno multidimensional deve envolver toda a gestão empresarial das organizações. “Daí a importância do balanço social, um instrumento de credibilidade e transparência no qual as instituições demonstram suas ações, projetos e programas sociais. Além de tornar pública a sua marca, a empresa estreita os laços de comunicação com a comunidade, multiplica o exercício da responsabilidade corporativa, avalia os resultados e propõe metas futuras”.

O estudante João Aguiar Neto, do 3º semestre do curso de Jornalismo, participou da Oficina Coaching e Inteligência Emocional no desenvolvimento pessoal,ministrada pela professora convidada, Eliane Quadros de Castro. O estudante surpreendeu-se com todo o conteúdo abordado na oficina e afirmou que “momentos como esse são bons para os estudantes amplificarem os conhecimentos, não ficarem apenas restritos às disciplinas do semestre. E agregar esses novos conhecimentos aos outrso que já possui, aplicando-os em oportunidades posteriores no mercado detrabalho”, afirmou.

Para abrilhantar ainda mais o evento, uma apresentação do projeto Em Cantos , com os estudantes do curso de Jornalismo, Carmem Rosa, Adriele Alexandrino e Barná Cardoso, levou a poesia de Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes e a música de Gonzaguinha, a todos que participaram da 11ª Jornada Interdisciplinar.

Confira fotos do evento na nossa página no Orkut.

0 Comentários