Criada para combater a evasão escolar, a portaria do Toque de Estudo e Disciplina - TED, idealizada pelo juiz José Brandão da Comarca de Santo Estevão, já intimou aproximadamente setenta pais/responsáveis sendo que o total é de duzentos e cinquenta famílias que tem filhos menores em situação de evasão escolar para serem ouvidos pelo magistrado no Juizado da Infância e Juventude.
Uma das ações para o combate a evasão nos últimos dias foi à coleta de dados feita pelo Juizado nas escolas de Santo Estevão, onde foi constatado que a escola Edite Ferreira Fonseca tem um total de duzentos e cinquenta alunos que estão matriculados mais não freqüentam.



“Vários pais compareceram a escola para receberem a intimação”



Conseqüências
Conforme o juiz Brandão, o não comparecimento dos pais ou responsáveis no Juizado na data estabelecida na intimação, poderá levar os mesmos a responderem por crime de desobediência a ordem do Poder Judiciário.
Para muitas mães, o trabalho feito pelo Juizado da Infância e Juventude, é fundamental para ajudar os pais a terem conhecimento da vida escolar dos filhos. “É muito bom para a família o que o juiz e os comissários estão fazendo, mas tem casos que os pais não devem ser culpados nem punidos, pois meu filho sai arrumado para ir estudar e chega no horário, eu nunca iria imaginar que ele tem mais de cinqüenta faltas na caderneta”, disse a dona de casa Ana Lúcia Carvalho.
Segundo o juiz Brandão, como conseqüência da evasão escolar dos filhos, os pais poderão perder o benefício da Bolsa Escola. “Cabe a Secretaria de Educação levar ao conhecimento do Ministério da Educação, para as cabíveis punições”, salientou.
Temerosa e não desejando ter identidade revelada, uma dona de casa que tem dois filhos informou que um dos medos que ela tem é perder a Bolsa Escola. “Tomei um susto quando fui comunicada que meu filho tinha 130 faltas, ele sai de casa todos os dias para estudar, tem toda atenção minha e do pai, tudo que eles querem a gente faz por eles, isso com muito sacrifício”, lamentou a mãe, desabafando que, “se os pais tiverem mesmo que pagar multa, pode ter certeza que vou ser presa, pois o que também dá uma ajuda é a Bolsa Escola e quem depende também do que o governo oferece não tem como pagar multa”, completou.



Por Clécia Rocha
Foto: Clécia Rocha

0 Comentários