A decisão é do juiz de Santo Estevão, a 150 km de Salvador. A cidade já conseguiu diminuir a evasão escolar.
A lavradora Gilcélia Moreira Santana diz que a filha de 13 anos está fora da escola porque se recusa a estudar. Não convenceu o juiz de Santo Estevão, a 150 quilômetros de Salvador, e foi punida com cadeia. “Ela gritou com a juíza, na cara da juíza, que ela ia ver quem fazia ela estudar”, diz. A mulher, no entanto, afirma que esqueceu o nome do colégio em que matriculou a filha.
Há cinco meses, pai e mãe que não mandam criança pra escola em Santo Estevão podem ser presos. A medida obriga os pais a matricularem os filhos e acompanhar o desempenho do aluno durante todo o ano letivo. As escolas têm que mandar os boletins e as cadernetas de frequência para a Justiça a cada semestre.



“Os pais que não matriculam os filhos a partir de quatro anos podem ser preso pelo crime de abandono intelectual, que prevê pena de 15 dias a um mês de prisão. Mas não basta só o pai matricular o filho, é necessário que eles zelem pela frequência escolar”, diz o juiz José Brandão Neto.
A medida visa reduzir a evasão escolar. No ano passado, 32% dos alunos da rede pública abandonaram os estudos. Trezentos e trinta pais já foram intimados a explicar porque os filhos não estão indo à escola.
O caso desta outra adolescente chamou a atenção. A mãe alega que a jovem parou de estudar por necessidade financeira, e está trabalhando para uma professora.
A professora e a mãe da adolescente poderão ser punidas com multas de três a 20 salários mínimos. Aos poucos, a medida judicial começa a dar resultado. A evasão escolar diminuiu 10% nas 40 escolas da cidade.


Fonte: GLOBO.COM


Comentários:

JUIZ JOSE BRANDÃO:


Cadeia pra ela não resolve!!!! Funciona como uma boa sinalização social de quem ela deve respeitar a convivência social adequada que são as leis, mas provavelmente ela já é um subproduto de uma formação educacional e moral totalmente comprometida e deteriorada!!! Coisa genética,coisa passada de avós para pais e ela repetindo este modelo educacional!!!! Provavelmente, deverá depois da cadeia ser encaminhada para os CRAS OU CREAS do Municipio pra fazer acompanhamento psicológico e estar sob a supervisão da assistência social!!! Imagino que, pra chegar ao que chegou, você já devia ter esgotado todas as possibilidades com esta mãe.

Abraço e sucesso com seu trabalho

Wendell Cardoso

PSICÓLOGO

0 Comentários