A problemática da droga tem se tornado um fator responsável em desestruturar a família. Recentemente o Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Santo Estevão prendeu uma menor de quinze anos, acusada de usar crack, cocaína e maconha desde os doze anos. Além do uso de drogas, a mãe da menor informou para a reportagem deste blog que para sustentar o vício, a filha vendia o corpo na localidade de Cabeça da Vaca desde o ano de 2007.
O caso da usuária chamou atenção de várias autoridades do Poder Judiciário. Com isto, no último dia 3 de novembro , foi conduzida para o Centro de Recuperação de Menores (FUNDAC) com propósito de recuperar a adolescente do uso das drogas.
O fato chegou ao conhecimento do Juizado da Infância e Juventude após a mãe da menor procurar o Poder Judiciário, onde os Agentes de Proteção a Infância e Juventude foram até a casa onde reside a menor e encontraram várias coisas quebradas, roupas sujas e muito sangue pela casa da adolescente. Questionada pela nossa reportagem a mãe da menor que não desejou revelar identidade disse que por causa do vício a filha de quinze anos está tão doente a ponto de urinar sangue, que limpa com as próprias roupas.
De acordo Silvio Belo, coordenador do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Santo Estevão, a adolescente, ao chegar no Juizado, demonstrou que seu estado de saúde é crítico e, mesmo dando entrada no hospital local várias vezes, continua escarrando e urinando sangue por conta do uso das drogas.


Avaliação do Psicólogo

Por se tratar de uma droga que tem destruído várias famílias, alguns centros de recuperação já não tem mais espaço para atender a demanda de jovens e adolescentes que desejam se livrar dos entorpecentes.
Para o psicólogo Ary Nepott, a família é o primeiro suporte que o indivíduo tem para se socializar, ele ainda acrescenta que a família está desestruturada e que o processo familiar é um resgate de afetividade. “Todo indivíduo que admite o erro e reformula idéias, ele consegue enxergar o outro consegue modificar muitas coisas”, disse Nepot.

                                                               


Ary Nepot: "As famílias se encontram desestruturadas"

Ainda de acordo o psicólogo, a pessoa usuária de droga, se não passar por um período de tratamento e não fazer terapias poderá sofrer consequências futuras, assim como, ficar em uma clínica de recuperação e voltar ao lugar de origem onde ele usava as drogas, isso não é muito recomendável, uma vez que o ex usuário poderá novamente “entrar” no mundo das drogas.


 Clécia Rocha
Assessoria da Vara da Infância e Juventude 

0 Comentários