Justiça e Educação. Está é uma parceria que tem apresentado resultados satisfatórios no que diz respeito a educação envolvendo crianças e adolescentes na Comarca de Santo Estevão, que envolve também as cidades de Ipecaetá e Antônio Cardoso. Um dos resultados observados pela população após parceria do Judiciário com as escolas nos municípios foi queda da evasão escolar.

"Após as audiências de comabte a evasão, os menores são obrigados a retornarem para escola"

Após intimar mais de 750 pais e alunos em situação de evasão escolar, muitos estudantes que não estavam frequentando as aulas e com indisciplina, cumpriram a ordem do juiz e já estão com vida escolar regular.
Para muitos pais de família, a atuação do juiz nas famílias e escolas está servindo de grande ajuda para a reestruturação do ambiente familiar. “Fazendo um trabalho como o que ele está fazendo, observo que só faz ajudar, pois já é possível sentar e estudar com o filho, mesmo eles temerosos com a ação do juiz, mas é fundamental a punição hoje do que a lamentação de um pai amanhã”, comentou o pai de família Henrique Lima.
De acordo um educador que não revelou identidade, as ações desenvolvidas pelo Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Santo Estevão é resultado de uma Justiça Comunitária. “Se o país tivesse membros do Poder Judiciário como temos na Comarca de Santo Estevão, a realidade criminal seria bem menor, mas para isso seria necessário autoridades om coragem de trabalhar”, salientou.
Conforme o juiz José Brandão, idealizador da portaria de combate a evasão, os resultados positivos que aparecem é resultado do apoio da população e dos poderes do município. “Para que tudo possa dá certo, nós contamos com apoio da Polícia Militar, das escolas, dos Poderes Executivo e Legislativo, vale salientar também que temos o apoio das famílias, que sem elas as duas medidas de proteção ao menor não teria dado certo”, explicou o juiz Brandão.


Clécia Rocha
Assessoria da Vara da Infância
Foto: Reprodução de imagem - TV Bahia




0 Comentários