Baixada pelo Juiz da Infância e da Juventude Dr. Alexandre Semedo de Oliveira, e que tem como objetivo proibir a presença de menores de 18 anos nas ruas da cidade após às 22 h00, continua no centro das  atenções de autoridades policiais,  pais,  dirigentes de escolas , comerciantes e Ministério Publico.

Principalmente após a suspensão ocorrida durante a Festa da soja 2010, quando os jovens puderam permanecer até mais tarde na rua por conta dos shows artísticos realizados no evento. Para muitos a suspensão para a Festa da Soja parece continuar vigorando e nossa reportagem procurou ouvir a população sobre o assunto.

Policia Militar



“O trabalho que compete à policia vem sendo realizado normalmente e sempre de acordo com o que determina a Portaria 01/2010. Temos cumprido nosso trabalho quando recebemos denúncia de jovens que se encontram em lugares de risco. Ou nos ambientes impróprios.para a freqüência desses jovens. Ou seja, a policia vem executando o trabalho  e quando encontra em situação  irregular conduz os mesmos até os representantes do Conselho Tutelar  para as devidas providências. Não temos tido nenhuma reclamaçao”, disse o 1º Sargento PM Sérgio, comandante da Policia Militar de São Joaquim da Barra..


Conselho Tutelar
“ Sempre que solicitado o Conselho Tutelar tem  cumprido todas as suas funções e as determinações da Portaria 01/2010.  Quando recebemos denuncias vamos até as residências e quando a policia aborda e conduz um menor até ao Conselho  Tutelar são tomadas todas as providências . Acredito que o Toque de Acolher tem sido importante, muitos garotos evitam ficar nas ruas depois das 22h00  e aqueles que estão saindo das escolas, quando  abordados são orientados pelos policiais!”, disse a conselheira Tutelar Ângela Henriqueta Longhi.
Pais
Tenho dois filhos adolescentes e estou plenamente de acordo com a implantação do Toque de Acolher em São Joaquim da Barra. E creio que muitos pais comungam a mesma opinião. Porque não se trata de medida punitiva e nem de atraso como chegou a ser dito por algumas pessoas. O Toque de Acolher vai ajudar muito na proteção dos adolescentes e por isso deve receber se necessário, algumas alterações. Mas, não ser suspenso mesmo como foi na Festa da Soja. A adolescência é um período difícil e os pais têm estar ao lado dos filhos. Precisamos entender que a noite joaquinense já não é tão tranqüila quanto parece. A quantidade de traficantes que estão por aí ameaçando famílias é grande. Os desocupados, andarilhos e outros tipos de indivíduos que são encontrados especialmente nos lugares ermos é outro problema que infelizmente preocupa e ameaça a segurança de nossa cidade é preocupante. É preciso que pais, responsáveis, professores procurem conversar com os jovens mostrando a importância do Toque de Acolher. É importante lembrar que não adianta lamentar depois do fato ocorrido. “A implantação do Toque de Acolher aqui em São Joaquim da Barra fez com muitos jovens e adolescente fossem para cidade vizinhas, muitas vezes acompanhadas de pessoas irresponsáveis”, disse Marcos Roberto, que é profissional liberal.

“Os adolescentes e alguns pais não gostaram da implantação do Toque de Acolher aqui em são Joaquim da Barra. Acham que é uma atitude autoritária e que não deveria jamais ser tomada. Mas como mãe, acho que é valido. A permanência de adolescentes nas ruas depois de certa hora é uma ameaça para eles próprios, especialmente quanto se trata de meninas. Aqui no bairro que fica próximo a saída da cidade e da Rodovia Anhanguera  a coisa fica mais complicada e perigosa. É comum pessoas desconhecidas estarem por perto. Muitas são andarilhos e  desocupados, mas outras estão de carro e ao tomarem conhecimento da presença de alguém, vão embora. Na minha opinião se houver alguma alteração será  apenas  para prolongar mais uma hora, ou seja até 23h00”, disse Marina,45, doméstica.

“Quando eu fiquei sabendo que seria implantado o Toque de Acolher, para mim foi uma coisa muito boa porque os adolescentes não estavam mais parando dentro de casa e eu tive que fazer um esforço muito grande para segurar a minha filha, então eu achei muito boa a idéia de se implantar o Toque de Acolher em São Joaquim da Barra. Quanto a suspensão da lei durante a festa da Soja, eu acho que após o relaxamento da lei, não houve um retorno do cumprimento da  mesma, pois os adolescentes estão todos saindo novamente e eu não consigo mais segurar. Então, a adolescente que eu tenho em casa quer sair, pois seus amigos todos estão saindo também. Então eu acho que deveria haver mais fiscalização nisso.” Alexandre, 35 anos, pai de adolescente.

Fonte:Voz Online

0 Comentários