Por ordem da Justiça de Santo Estevão, desde Junho de 2009 a portaria de Proteção ao menor, conhecida como Toque de Acolher começou a entrar em vigor. Esta é uma ação que acontece sempre com as rondas noturnas realizadas pelos agentes de proteção a infância e juventude da Comarca.
O referido trabalho do Poder Judiciário que é realizado em parceria com as Policias Militar e Civil já apresentou a população resultados satisfatórios no que se refere as variadas infrações envolvendo crianças e adolescentes. De acordo informações do Serviço de Investigações da Delegacia de Polícia Civil do município, desde implantado o Toque de Acolher e também o Toque de Estudo e Disciplina (TED), já houve uma queda nos índices de aproximadamente 90% no tráfico de drogas nas escolas.
No que se refere à violência juvenil, o déficit foi de 35%. Segundo informações da DEPOL local, de Janeiro até novembro de 2009 foram 326 ocorrências policiais envolvendo menores vítimas e autores de crimes. Ainda conforme as informações da DEPOL, no mesmo período de 2010, houve 219 ocorrências policiais envolvendo adolescentes, sendo assim, o resultado é de 107 ocorrências a menos que o ano anterior, o que gera uma redução da violência juvenil de 35% em 2010, isso sendo uma comparação ao ano de 2009.

Clécia Rocha
Assessoria da Vara da Infância

0 Comentários