Foto (Juiz Alberto de Jesus) - Implantar a medida preventiva do Toque de Acolher com objetivo de combater as variadas infrações envolvendo crianças e adolescentes. Este é o objetivo que o juiz Alberto de Jesus, titular da Comarca de Santo Amaro tem em implantar a medida protetiva que foi pioneira na Bahia no município de Santo Estevão.
Segundo informações do magistrado, há aproximadamente nove meses foi realizada uma reunião com autoridades locais e o juiz José Brandão, mentor da portaria na Comarca de Santo Estevão, onde todas as lideranças da cidade de Santo Amaro mostraram-se favoráveis. “Fizemos uma reunião, o juiz de Santo Estevão que adotou o Toque de Acolher e que deu certo esteve aqui, explicou como funcionava a portaria e todos os presentes se mostraram empolgados”, contou o juiz Alberto, acrescentando que, “para adotar a medida na Comarca, nós precisamos ter estrutura e parcerias, na época pedimos como ajuda um espaço, uma casa para servir de apoio a medida”, declarou o juiz.
Além do parecer favorável e desejo de implantar a medida, o Ministério Público da Comarca de Santo Amaro também é a favor de que se implante uma medida idêntica ou semelhante. “Sou favorável sim, mas para se fazer isso nós precisamos de parceria e estrutura, pois já tivemos uma reunião com o juioz que implantou a medida em Santo Estevão, ele explicou tudo, as autoridades que estavam presentes se colocaram favoráveis, mas até o momento não se colocaram a disposição para firmar o apoio”, declarou a promotora Patrícia Lima, enfatizando que, “me coloco favorável porque nós não podemos fechar os olhos para a realidade que está aí presente”, declarou a promotora.

Populares

Procurada pela nossa reportagem, a educadora Neide Bastos declarou que o Toque de Acolher seria a solução para muitos problemas que atualmente preocupam as famílias. “Vejo este trabalho como uma das soluções para reduzir o que estamos vendo nos dias de hoje, crianças envolvidas em drogas, prostituição, a família não tem mais controle com os filhos, perderam toda sua estrutura”, salientou a educadora.
Ainda de acordo a educadora Neide, para adotar uma medida de prevenção como o Toque de Acolher é fundamental a união dos poderes da cidade. “Penso que se Santo Amaro implantar muitos serão os resultados positivos que iremos ter, uma vez que a criminalidade com o menor está demais, isso ele como vítima e também como autor”, destacou.
Para o comerciante Atônio Conceição, a cidade de Santo Amaro precisa urgente de uma medida para proteger e também para coibir ações de menores. “ Assim como eles aprontam, assaltam, nos dão um prejuízo, pegam as coisas escondidas nos nossos estabelecimentos comerciais, eles também são vítimas, muitos se aproveitam para fazerem deles de “mula”, as autoridades de Santo Amaro não pode deixar que as coisas continuem assim”, desabafou.
De acordo a aposentada Clara Veloso, o trabalho já desenvolvido pelo juiz José Brandão da Comarca de Santo Estevão é uma das soluções para combater a tantas violências que estão acontecendo nos dias atuais. “Vejo que muitas outras cidades e até estados poderiam adotar uma medida idêntica, o povo não suporta mais tanta violência, liga a televisão e só assiste tragédia, horrores, é preciso que se tenham homens de coragem e atitude para mudar esta realidade”, disse a aposentada, enfatizando que, “se não tomarem logo uma atitude, as coisas tendem a desmoronar, pois se na cidade de Santo Estevão deu certo é porque quando se tem vontade e se firma parcerias as coisas acontecem”, comentou Clara.
Após conversar com o juiz Alberto de Jesus, com a promotora Patrícia Lima, e com alguns moradores, a nossa reportagem tentou um contato com o prefeito para saber da possibilidade de se cumprir a parceria já firmada para implantação do Toque de Acolher na cidade de Santo Amaro, mas não conseguiu.


Clécia Rocha
Jornalista em formação


0 Comentários