Trabalho em horário de aulas provoca evasão escolar em todo o Brasil


São 60 milhões de brasileiros com mais de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental. É uma forma de sustentar o presente que compromete o futuro, mas saídas são encontradas pelo país.



Mariana Ferrão

São Paulo, SP



imprimir

Sala vazia na escola, sala lotada no fórum. Em Santo Estevão, interior da Bahia, o juiz quer saber dos pais porque os filhos não vão às aulas.



“Cento e noventa e oito faltas! Por que tanta falta? O que é que está acontecendo?”, pergunta o José de Souza Brandão - juiz da Infância e da Juventude na cidade. “Ele se arruma para ir pra escola, vai para o colégio, só que”, diz a mãe.



A mãe tenta justificar, mas, para o menino de 15 anos, a chance de concluir a 5ª série em 2010 já era. “Tava tirando nota ruim, aí não queria estudar mais”, afirma o garoto. Outro aluno largou as aulas para trabalhar. “Ajudante de pedreiro”, responde ao juiz, quando perguntado sobre a profissão.



São 60 milhões de brasileiros com mais de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental. Na segunda maior cidade do Maranhão, crianças ficam em um lixão em horário de aula. O acesso ao lixão na cidade de Imperatriz é liberado 24 horas. Não havia nenhum guarda ou fiscal da prefeitura. Ir à escola não é a prioridade.



“Se você for ao lixão na parte da manhã, eles vão alegar que a criança estuda à tarde. Se você for pela parte da tarde, estuda pela manhã, está entendendo?”, diz o conselheiro tutelar João Gualberto Bandeira.



Em Antônio Cardoso, no interior baiano, uma arena é usada para rinha de galos. Na acusação da Justiça, quem toma conta do lugar é um menino de 15 anos que abandonou a escola.



O adolescente mora com uma mulher, que diz que a rinha não está mais funcionando.“A rinha foi minha, eu aluguei, mas já acabou. Ele não era como meu empregado, era como se fosse filho”, diz Ana Rita Costa Pinto, dona da rinha.



Ana se defende dizendo que cuida do menino porque a mãe dele é alcoólatra ”Ele vivia na rua, eu dava R$ 10 para ele emendar outras coisas. A mãe dele não dava nada para ele”, afirma. “Eu fico com pena dele, porque, se ela voltar a beber, ele vai ficar com fome de novo”.



Encontramos a mãe do adolescente na sala de aula. A Justiça determinou que ela acompanhasse o filho para forçá-lo a ir à escola. Para Ocimar Munhoz Alavarse, é uma medida polêmica. “Isto pode inclusive aumentar a repulsa dele em relação à escola, a ideia de vergonha, porque você pode estar expondo os alunos e seus pais a um constrangimento público”, afirma o educador.



Em Santa Maria, interior gaúcho, com uma moto e força de vontade, uma professora conseguiu praticamente acabar com o abandono escolar. Em 1997, 16% dos alunos da rede municipal não concluíam o ano letivo. Hoje, este número é quase zero.



“A gente sabe que dá! Que a criança tem chance, que o adolescente tem chance, basta nós estarmos do lado e oferecermos as oportunidades para esses adolescentes”, diz Lucy Duartes, professora especializada em orientação escolar.



A ideia é simples. Quando o aluno falta dez dias, a escola comunica a Secretaria de Educação, e Lucy vai ver o que está acontecendo. A própria Lucy diz que Fernando Nuien foi o melhor exemplo que ela tem.



“Passei em torno de umas cinco escolas, eu era bem encrenqueiro”, conta Fernando. “Fernando estava totalmente perdido, totalmente fora da escola. E, a partir dali, nós passamos a atuar, vamos dizer assim, diariamente com o Fernando, sempre controlando e tentando ajudar o Fernando”, explica Lucy.



“Essa retomada dos estudos, para mim, foi um passo que precisava muito acontecer na minha vida. Essa busca por eu ter uma formação, eu ser alguém na vida, eu ter condições de dizer: olha, eu estudei, batalhei, me formei. Agradeço do fundo do meu coração. Por tudo”, conclui Fernando.

com




ocultar detalhes 22:29 (46 minutos atrás)



PASTORA NOÉLIA DISSE:

JUIZ BRANDAO:


EU E A MINHA FAMÍLIA JUNTAMEANTE COM A IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR EM MALHADA DE PEDRAS- BA TEM A HONRA DE PARABENIZA-LO PELO TRABALHO BRILHANTE QUE VEM EXECULTANDO, FELIZ 2011 CHEIO DE GRANDES REALIZAÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA.



"Parabéns, Dr! Parabéns pelo trabalho e reconhecimento em rede nacional. Excelente trabalho.



Continue lutando a favor da educação e em combate do analfabetismo funcional.


Abc, Odília"




"Sua ação é sinal de amor a sociedade brasileira, fico feliz em poder aqui te parabenizar pelo relevante trabalho a frente desta missão.

Itatim sente-se acuado em não poder ter entre nós ações tão louvavel.
Até aqui nos ajudou o Senhor.(Jeremias)

Q Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade social. Menos papel, mais árvores !

Ademilson santos"

0 Comentários