01/01/2011 - 01h20


Esquadrão, parabéns por seus 80 anos!

Equipe ecbahia.com



O Esporte Clube Bahia celebra hoje mais um ano de vida. O clube foi fundado no primeiro dia do ano de 1931 e de lá para cá a maioria absoluta da torcida baiana tem muito do que se orgulhar. Na história tricolor, um misto de felicidade, devoção, garra, conquistas e também sofrimento.



“O Bahia não é um time, é uma religião”



Durante esse tempo, a tradição e o respeito no cenário nacional foram sendo conquistados com muito suor e vibração, dando ao Bahia uma torcida apaixonada - a maior do Nordeste e uma das maiores do Brasil. Não é a toa que, apesar dos muitos anos longe da “elite”, ainda temos a terceira maior média de público da história do Campeonato Brasileiro.



Em 2007, fomos campeões brasileiros no quesito torcida: média de mais de 40 mil tricolores por jogo. Em 2008, infelizmente a torcida teve que se contentar com a distância. Por conta da tragédia da Fonte Nova e sua conseqüente inderdição, o Esquadrão mandou seus jogos em Camaçari e Feira de Santana. No ano de 2009, com a reinauguração do Estádio Roberto Santos, o Pituaçu, carinhosamente apelidado pela Nação Tricolor como “Pituaço”, a torcida voltou a dar show. Só não foi melhor pela capacidade do estádio (pouco mais de 31 mil lugares), além dos vários momentos de insensatez da diretoria, que insistiu em cobrar preços absurdos nos ingressos.



Já em 2010, foram diversos jogos com lotação completa. Em 19 partidas do Brasileirão da Série B, colocamos uma média de 18.654 torcedores por jogo. Dos 10 maiores públicos do campeonato, 7 foram do Tricolor, tendo sido o terceiro maior clube em arrecadação em todo o país.



“Nascido para vencer”



Nesses 80 anos, muitos ídolos apareceram; desde Gia, passando por Marito, Roberto Rebouças, Sanfillipo, Douglas, Jésum, Bobô...



Logo em seu primeiro ano, o Tricolor, do mascote Homem de Aço, venceu o estadual e foi apelidado de "Nascido Para Vencer". As décadas passavam e os títulos só faziam aumentar. Houve inúmeras partidas inesquecíveis, como o 5 a 0 sobre o Santa Cruz (em 1981), o empate heróico na final do Baianão de 1994 - 1 a 1 - diante do Vitória e o grande triunfo nos acréscimos contra o Fast Clube de Manaus em 2007.



Supremacia, isso é o que temos contra o nosso rival. Para se ter uma pequena noção, dos quase 400 BA-Vis disputados, o Bahia tem uma vantagem de cerca de 50 jogos e 120 gols de saldo. Até de 10 a 1 o Tricolor já venceu. Incrível, como o heptacampeonato baiano.



De 1973 a 79 só deu Bahia, sendo que o único título estadual que não ganhamos na década de 70 foi em 1972.



A primeira grande glória do clube aconteceu em 59. "Bahia, primeiro Campeão Brasileiro de todos os tempos", escreveu O Globo. Para felicidade da Nação Tricolor, a Confederação Brasileira de Futebol, em cerimônia realizada este ano, reconheceu oficialmente este título como Campeonato Brasileiro. Com este reconhecimento, nos credibilizamos e nos tornamos o primeiro clube Campeão Brasileiro de Futebol.



- Um título único, inédito, de importância sem igual. Uma odisséia fantástica de um time desacreditado no começo da jornada; vitorioso inconteste no templo do futebol, o Maracanã, contra o Santos de Pelé, maior time do mundo de todos os tempos.



* Conseqüentemente, o Esquadrão de Aço foi o primeiro a disputar a Taça Libertadores, competição na qual voltaria em outras duas oportunidades.



A outra conquista grandiosa foi em 1988, quando, pela segunda vez, nos tornamos campeões brasileiros. Sob o comando de Evaristo de Macedo, o Bahia empatou com o "favorito" Internacional, em pleno Beira-Rio, e conseguiu mais uma estrela para a camisa, no campeonato cujas finais ocorreram no começo de 89.



* Foi também ano do recorde de público da Fonte Nova, a casa do Bahia, quando recebeu 110.438 pagantes na semifinal que o Tricolor eliminou o Fluminense: 2 a 1.



** Depois da conquista, Carnaval na cidade. "Não era feriado nem dia santo, mas, naquele 22 de fevereiro, Salvador parou. Todo mundo sabe quando a festa começou, mas ninguém lembra quando ela acabou..."



Segundo Luís Fernando Veríssimo - colorado assumido - para o Jornal do Brasil, " O Internacional perdeu para um time melhor. Ponto." Enquanto isso, Juca Kfoury , da Revista Placar, escreveu: "O Bahia não é simplesmente o único clube nordestino campeão brasileiro. O Bahia agora tem um título que nem Corinthians, nem Santos, nem Botafogo, nem Cruzeiro possuem - para ficar apenas entre os maiores do nosso futebol, integrantes do Clube dos Treze. O Bahia não é um campeão qualquer. É o campeão. (...) Campeão porque nas fases finais fez tudo o que se exige de um time vencedor. E campeão porque talvez nenhuma outra legião de seguidores mereça há tanto tempo esse título. A nação tricolor fez da paixão pelo Bahia uma profissão de fé que transforma a Fonte Nova no templo mais carinhoso do futebol brasileiro..."



“A virada”



Nos últimos anos sofremos bastante. O triste rebaixamento no dia 14 de dezembro de 2003, a permanência na segunda divisão na fatídica partida contra o Brasiliense, no dia 11 de dezembro de 2004, o rebaixamento em 2005 para o porão do futebol nacional, o fracasso em 2006 na tentativa de voltar a Série B (!) estraçalharam de tristeza o tão sofrido coração do torcedor do Bahia.



Em 2007, apesar de continuarmos sem levantar um título (o jejum vem desde 2002), ao menos voltamos à Série B. Em 2008, perdemos o título baiano no critério de desempate de gols pró e a campanha na Série B, longe da torcida, foi suficiente para não voltarmos ao porão - terminamos na 10ª colocação. Enquanto em 2009, primeiro ano da gestão do “novo” presidente, Marcelo Guimarães Filho, por pouco o pesadelo não foi pior com um temido retorno para a Terceirona.



Em 2010, porém, recuperamos a moral. Após um Campeonato Baiano displicente, onde deixamos de ganhar por critérios de desempate, entramos na Série B com um só objetivo: retornar à elite do futebol brasileiro. Fizemos jogos memoráveis, principalmente quando jogávamos fora de casa --o que não era comum em outras temporadas. Foram triunfos contra Ipatinga, Sport, América-MG, Paraná e outros.



Nas arquibancadas de "Pituaço", fomos os guerreiros de sempre. Entoamos novos cânticos como o inesquecível "Xálaiálaía! Vamos subir Esquadrão!" e passamos toda a energia positiva possível para o elenco. No jogo da subida, com 32.157 tricolores presentes em Pituaçu, vencemos a Portuguesa por 3 a 0 e, enfim, soltamos o famoso e tão esperado grito "O Tricolor Voltou!!!". Fomos premiados. Não só subimos como também fomos eleitos a "Torcida de Ouro" pela CBF. Mais ainda, vimos nosso rival sucumbir à Segundona diante do Atlético-GO, e o famoso "elevador" funcionar. Ano perfeito? Só faltava sermos campeões brasileiros... e fomos. A CBF reconheceu nosso título de 1959. Festa completa em 2010. Definitivamente, o ano da virada...



“Somos a voz do Campeão”



Em 2011 queremos títulos. Somos da elite. Estamos de volta à Série A. Vencer o Campeonato Baiano se tornou obrigação. Na Copa do Brasil, merecemos ao menos chegar nas partidas finais e, no Brasileirão, desejamos honrar a tradição do Esquadrão e lutar pelas primeiras posições.



Que o Tricolor de Aço assuma seu papel de Bicampeão Brasileiro e volte a nos presentear com partidas inesquecíveis, goleadas e títulos! Vamos fazer valer nosso hino!



"Mais um! Mais um, Bahia!

Mais um, mais um título de glória!

Mais um! Mais um, Bahia!

É assim que se resume a sua história!"

0 Comentários