Jovem

postado por Cidadão Repórter @ 11:20 AM
21 de julho de 2011

Juiz José Brandão Netto é conhecido na cidade de Santo Estevão por criar o "toque de acolher"
A ordem judicial em forma de medida socioeducativa aplicada pelo juiz da Vara da Infância e da Adolescência, José Brandão Netto, a um jovem que bateu o carro contra o muro de uma igreja em Maracás, a 368 km de Salvador, vem causando polêmica desde o início desta semana.
Após bater o carro no muro de uma igreja, o jovem foi aconselhado a frequentar as missas dominicais na paróquia atingida durante um mês.
De acordo com o juíz, inicialmente a sentença iria obrigar o jovem a retirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A  mãe do rapaz, porém, alegou que a família não teria dinheiro para custear o processo.
Segundo José Brandão Netto, obrigar o jovem a frequentar a missa seria uma forma de ressocialização e de o fazer refletir sobre seus atos.
Agora, o Cidadão Repórter gostaria de saber qual é a sua opinião. Você concorda com a pena aplicada pelo juiz José Brandão Neto? Comente e participe do nosso fórum!
*As enquetes e fóruns dos canais do portal A TARDE On Line são trocados semanalmente, sempre levando em conta o tema mais importante do período nas mais diversas editorias. Quer participar? Envie para cidadaopautas@grupoatarde.com.br uma sugestão de enquete ou fórum que você gostaria de ver no nosso portal e no blog Cidadão Repórter.
 24 13
Tags: , , ,

51 Responses para “Jovem é aconselhado a frequentar missas por um mês após colidir em igreja. Você concorda?”

  1. Kiyoshi  comentou:
    Exmº. Dr. José Brandão honra-nos com seu debruçar sobre a jurisprudência, com afinco, zelando pelo melhor interesse da criança, tendo em mãos o Estatuto da Criança e do Adolescente, observando e pontuando em suas decisões, acertadamente, em prol de uma sociedade mais justa e condizente com as expectativas do futuro de nossa juventude.
    Dr. José Brandão é um homem sério, comprometido com a toga à qual faz jús e engrandece o judiciário!
    Parabéns nobre magistrado, muito obrigado e que Deus o abençoe!
  2. Yuri  Says:
    A livre escolha da religião é de direito de cada cidadão. Obrigar um ser humano a frequentar qualquer especie de culto religioso deve ser considerado como um ato de censura moral e deve ser repelido de todas as nações.
  3. maria nogueira  comentou:
    O Exmo.SR.JUIZ, NA SUA intençao de promover justiça, foi muito feliz. Deus o abençoe!
  4. vall  Says:
    Parabéns ao juiz… em um país como Singapura o jovem infrator teria sido condenado a chibatadas.
  5. Roosevelt  comentou:
    Sr. Yuri, acredito que qualquer pessoa que comete erros voluntários ou não devem pagar por eles, esse tal direito a que o sr. se refere tem sido aplicado com muita brandura pela maior parte dos magistrados e o resultado está na anarquia em que vivemos, parabéns Exmo. Juiz José Brandão, se tivéssemos mais profissionais do seu calibre com certeza o nosso país e em particular a minha cidade do Salvador não estaria nesse
    e caos generalizado. Fiquei seu fã!!!!!
  6. Kiyoshi  Says:
    Sr. Yuri,
    O Juiz José Brandão, não foi arbitrário, ao contrário foi benévolo. O jovem infrator DECLAROU-SE católico.
    Não seja leviano. Informe-se ANTES de falsear.
  7. Danilo  comentou:
    Surpreende-me os comentários acima. Vejo essa condenação como uma arbitrariedade que ofende os direitos fundamentais previstos na Constiuição, haja vista ser o Brasil um país laico e que todos têm o direito de adotar quaisquer crenças como, também, optar por não adotar nenhuma delas. Vocês acreditam fazer (obrigar) uma pessoa seguir os caminhos do Senhor, COMO FORMA DE SANÇÃO, é a forma correta? Quem gosta de ser obrigado a fazer algo? Acham mesmo que PENALIZANDO esse jovem a frequentar à igreja, ele vai criar o hábito de frequentar as missas? Para mim, esse magistrado foi muito infeliz ao querer impor, a outrem, suas próprias convicções.
  8. Arianna  Says:
    Esse Juiz é adepto da Nova Evangelização, proposta pelo Beato João Paulo II, com certeza! Ele poderia ter imposto outra pena a esse rapaz, uma simples tarefa social, mas, em vez disso, preferiu evangelizar, tentar mostrar a esse jovem o que realmente é importante na existência dele, que é o Amor de Deus! Talvez, tal objetivo não seja alcançado a princípio, mas que a semente pode cair em solo fértil (coração aberto do jovem), e produzir muitos frutos, pode! Eu acho louvável a atitude do Juiz, afinal, ele só determinou que o jovem fizesse isso por 1 mês, e não a vida toda. O resto vai ficar por conta do rapaz e do Senhor!
  9. rafael  comentou:
    Parabens Sr Juiz o seu trabalho é original e exemplar
    Se o rapaz for de orientação católica porque não, e não seria uma punição mas uma bênção quem tiver olhos para ver e ouvidos para ouvir, ouça …
  10. Nelson  Says:
    Quem diz que a igreja é o melhor caminho para a resocialização? Ou seria simplesmente uma forma de se escarvizar psicologicamente as pesoas como ela faz a séculos? Eduquem-se e descubram porque a igreja iniciou no descobrimento do brasil (minúsculo mesmo), o movimento dos jesuítas.Libertem-se dessa hipocrisia!
  11. Roberto  comentou:
    De pessoas incrédulas, hipócritas, de coração árido, mal-amadas o mundo tá cheio e é por isso que vivemos essa realidade da banalização da vida, dos valores morais, éticos, da violência gratuita, da falta de amor. Dá pra ver em alguns comentários infelizes acima. Parabéns ao juiz pela sentença, que nem fere nem obriga ninguém a nada, ao contrário oferece uma oportunidade de reflexão.
  12. Júnior  Says:
    Pelos comentários lidos aqui percebe-se que é quase unanime a simpatia pela ordem, boa moral, respeito, dignidade humana. Nos últimos 30 anos é tudo isso que se tem destruido. Faz-me lembrar uma frase de um cidadão quando intrevistado: ” A televisão brasileira se esforça muito para tornar ridícula toda a iniciativa do bem”. É triste ver e ouvir autoridades, gestores públicos, imprensa etc. comprovando esta idéia. Parabens ao ExmºJuiz pela decisão. Para se elogiar alguém é necessário conhecer e comprovar suas idéias e ações em prol do bem e justiça.
  13. Alexandre  comentou:
    A materia diz que o jovem foi aconselhado nao foi obrigado.Obrigado a tirar a carteira de habilitacao.
    As pessoas gostam de controversias e polemicas qdo algo diz respeito a Igreja Catolica.Nao houve nenhum tipo de imposicao.
    Se os “filhinhos de papai” que fazem a mesma coisa pelo pais inteiro pudessem experimentar tb ir a Igreja com certeza muito menos acidentes e mortes irresponsaveis teriamos.
    Parabens ao Juiz
  14. Orlando Silva  Says:
    Concordo sim, e Este Magistrado está de parabéns pela pena aplicada. Seria importantes que houvesse punição por partes da Justiça para todos culpados em acidentes com veículos, só assim poderíamos ter paz no trânsito.
  15. gerson pereira lima  comentou:
    ele merecia era “cana” como não pode pagar processo e tem um carro? BOA DO JUIZ.
  16. Denilson  Says:
    O Brasil precisa de Juizes assim, Parabéns Dr. Brandão o Sr. faz a diferença!!!
  17. Estrangeiro  comentou:
    Obrigar a qualquer coisa relacionada a uma única religiao é sempre reprovável.
    Por qué será que um país com infinitas igrejas e gente religiosa, tem os maiores índices do mundo de corrupçao, de ladroes e assassinos? Porque só tem hipócritas, e a classe política é bem representativa da sociedade.
  18. Rubens  Says:
    Lamentáveis a ignorância e a prepotência revestidas de fé. Mas um juiz não pode se dar ao luxo de ignorar os direitos constitucionais de seus jurisdicionados.
  19. antonia maria  comentou:
    PARABENIZAR O DR. JOSÉ BRANDÃO PELA ATITUDE EXEMPLAR. O BRASIL CARECE DE JUIZES QUE FAZEM ACONTECER A JUSTIÇA. JUIZ É PARA ARREGAÇAR AS MANGAS E DE ENCONTRO COM A REALIDADE DAS RUAS, MORROS E FAVELAS. O AR CONDICIONADO VEM INDIRETAMENTE MATANDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR FALTA DE SENSIBILIDADE DAS AUTORIDADES JUDICIÁRIAS. PORQUE O TOQUE DE ACOLHER SOFRE RETALIAÇÃO E RESTRINÇÃO DA CÚPULA GOVERNAMENTAL? TODOS FALAM QUE PRECISA PROTEGER OS JOVENS DAS DROGAS E DA PROSTITUIÇÃO, PORÉM FICAM NO DISCURSO! QUE SOCIEDADE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA QUANDO OS NOSSOS JOVENS ESTÃO, A CADA DIA PERDIDOS NO SUBMUNDO DA CRIMINALIDADE? AINDA BEM QUE TEM AUTORIDADES ALERTAS E COMPROMISSADOS COM O FUTURO, ATUANDO COM A REALIDADE DO PRESENTE. EDUCAR PELO EXEMPLO, DIZIA D. HÉLDER CÂMARA, TEM QUE SE UMA PRÁTICA COTIDIANA E RESPONSÁVEL. QUE DEUS ABENÇOE O DR. JOSÉ BRANDÃO, POIS AS FAMÍLIAS DE SANTO ESTEVÃO/BA SÃO MUITO AGRADECIDAS PELA SUA POSTURA E C OMPROMISSO COM UM MUNDO MELHOR PARA TODOS, A COMEÇAR PELO CUIDADO COM AS CRIANÇAS E JOVENS.
    ANTONIA MARIA – SANTO ESTEVÃO/BA
  20. Rosângela  Says:
    Parabenizo o Dr. José Brandão pela atitude e desempenho que vem desenvolvendo no Poder Judiciário, é uma honra ter-lo como Juiz da Infância e Juventude. Fiquei sua fãnzona, após ler a reportagem, que diga-se de passagem ainda repercuti muitooo. Acho que se outros magistrados tivesse essa mesma postura o sistema priosional não estaria tão superlotado.
  21. savinho  comentou:
    A decisão do Dr. José Brandão Netto é uma das mais acertadas. A Igreja forma cidadãos. A pessoa que tem o hábito de frequentá-la, dificilmente se envolve com coisas erradas. É isso que deve ser feito. Parabéns pela Decisão! Que Jesus o abençõe!
  22. carlos alberto andaraí  Says:
    quero louvar a sábia decisão do juiz josé netto de maracás; foi sábia a decisão do nobre magistrado; ele procurou ensinar e mostrar aos jovens que a severa punição não educa, mas a evangelização pode ajudar na recuperação do infrator, principalmente na fase juvenil.
  23. José Niltom  comentou:
    Feliz escolha do sr Juiz! Afirmo com certeza que a Igreja tb é caminho de ressocialização, diferente do pensamento desse tal Nelson e Yure e segundo igreja não escraviza ninguém viu seu nelson, seja mais coerente!! Minhas Felicitações ao Sr juiz!!
  24. Virgílio Silva de Araújo  Says:
    Nota 10 pela inteligência e sagacidade desse juiz (está de parabéns!). As penas sociais deveriam ser assim e evitaria que pessoas inchassem as cadeias. Claro que isso não seria aplicável em um pobre coitado que roubasse um pacote de leite ou um desodorante, seria estupidez, nesse caso haveria outros tipos de castigo. Meritíssimo, que Deus o ilumine sempre para ver se essa justiça sai desse marasmo com exemplos com o seu.
  25. ANTONIO CARLOS COSTA DANTAS  comentou:
    NÃO CONCORDO.A PENA DEVERIA SER DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS COMUNITARIOS.
  26. julio cesar  Says:
    Um desproposito, por obvio. Agora temos a instalaçao de uma teocracia? Onde está a constituiçao? Desde quando religiao é solucao p violencia? O assassino da Nouroega era cristao conservador e isso nao impediu nada. Alias, matou justamente por principios religiosos. Essa decisao é um absurdo. Mais um desrespeito a constituição.
  27. alfredo  comentou:
    O RAPAZ SE DECLAROU CATÓLICO E ARREPENDIDO…
    PORQUE NÃO DAR ESSA SAÍDA PARA O JOVEM?
  28. Santo Estevão  Says:
    E se ele tivesse batido no muro do prostibulo? Ele seria obrigado a frequentar uma vez por semana também?
  29. juliane  comentou:
    Se Houvesse educação religiosa nas escolas e nas famílias, certamente o comportamento dos jovens e adultos seria outro. Sou a favor de qualquer incentivo à religião, seja lá qual for e, vejo isso como um começo de medida sócio-educativa.
  30. Claudio Silva  Says:
    Melhor frequentar a Igreja e buscar a Deus do que ir para a Igreja do Diabo que é a prisão e cadeia, parabens ao Juiz pelo pena aplicada, so faltou ele ter que consertar a Igreja.
  31. Ramos  comentou:
    Acho triste como algumas pessoas comentam com o intuito de desvalorizar as poucas ações louváveis do judiciário. Ora , se a pena foi proporcional ao dano (pessoalmente acho que menor ao dano) e não deixou de ser socioeducativa, qual o problema? Imagino que a grande parte dos opositores da medida devem ser aqueles que minimizam as mal-feituras de suas proles, independente do grau de ofensa. Lembrem-se de que educação começa em casa e a melhor forma de educação é o exemplo!!! Parabéns ao magistrado por tão louvável ato!!!
  32. Tereza  Says:
    Já admirava o Dr Jose Brandão pelo excelente trabalho em outras comarcas,seria bom que todos os juízes o copiasse.Parabéns Com certeza o senhor não esta sozinho desde a escolha de sua profissão até as suas decisões Deus com certeza esta ao seu lado.Estamos precisando de mais juízes como o senhor.Siga em frente e que Deus continue te abençoando e te protegendo.
  33. Normando Viana Cardoso  comentou:
    Como advogado militante há mais de 30 anos na Cidade de Maracás, posso afirmar: Dr. Brandão honra a magistratura bahiana, não apenas pela sentença proferida,diga-se de passagem, acertadamente, mas pelo brilhante trabalho desenvolvido na Comarca, não por outra razão a população através de um manifesto subscrito por mais de 5 mil pessoas pediu sua permanença na Comarca.
  34. ramaldes rocha  Says:
    PARABÉNS, ASSIM COMO FOI A MISSA TABÉM PODERIA SER OUVIR ALGUNS MASSANTES PREGAÇÕES DE PASTORES EVANGELICOS, ASSIM SERIAM PERDOADOS NO CEU E NA TERRA.. DEIXARIA AS CADEIAS PARA OS PALOCIS E COMPANHIA.
  35. Leonardo Caldas  comentou:
    Decisão ao meu ver, infeliz e contraditória; é confirmar que a Justiça, anda muito atrelada aos valores religiosos, confundindo uma coisa com outra coisa. Ora, e se o condenado, não fôr católico? Será obrigado a participar de uma cerimônia religiosa, da qual, não é compatível? Mas que pais laico é este?
  36. Josival  Says:
    Resta-me uma curiosidade, e se o veículo abalroasse as paredes de um motel?
  37. Taise  comentou:
    Parabéns ao Exm° Juíz, o que ele fez independe da religião, está apenas unindo uma coisa a outra, o muro que o jovem bateu foi da Igreja Católia não outra,e já que o jovem se disse católico, não é castigo frequentar a sua religião. Que sirva de exemplo a católicos que nunca vão as missas e se dizem católicos. O juíz está de parabéns!!!!
  38. Lila  Says:
    Onde fica a liberdade religiosa nesse caso?
    A medida parece educativa, porém se contitui como intolerância. Caso o jovem seja católico, a medida pode ter eficácia, mas se ele frequentar outro segmento religioso o objetivo não terá efeito e só gerará revolta.
  39. PATRICIA  comentou:
    Concordo com a punição do juiz sim… Acredito que ele seja um pai zeloso por isso fez isso com o rapaz, pois hoje se todos os pais fizessem esse tipo de punição com seus filhos não aconteceria o que aconteceu com esse rapaz e com muitos outros jovens que estão fazendo o que não se deve por aí.
  40. Edson O Santos  Says:
    A observação de Danilo está correta, a Igreja foi conivente com a escravidão e diversas atrocidades. Muitos padres pedófilos. Entretanto Exmo.Juiz foi brando na punição, deveria era colocar o meliante para varrer a praça por seis meses. Como foi o muro poderia ser uma pessoa.
  41. José Jorge Silva Sampaio  comentou:
    atitude do Juiz foi nobre e eficiente pois o que tá faltado nos jovens é formação de valores, e não cadeias.Os defensores dos presídios para resolver assuntos penal de natureza pequena se esquece que o pagamento fica por nossa conta,e que os crimes não tem diminuído.Está na hora de tomarmos medidas abalizada na nossa realidade.
  42. Marivaldo Neves  Says:
    Considerando que todas as religiões pregam o respeito ao outro e que a vítima da imprudência do jovem foi a comunidade que confessa a fé católica com o dano da sua igreja, ainda que seja considerada apenas pela natureza punitiva da decisão ela merece ser louvada, porém o caráter educacional e exemplar contribui para auxiliar todos os pais na educação de seus filhos.
    A Justiça é herança do criador, para glória da caiação.
    Valeu Excelência.
    O Brasil real é na Comarca.
  43. romulo  comentou:
    É BASTANTE INCOMUM ESSE TIPO DE PEANALIDADE, CONTUDO SE O APENADO SE SENTIR PREJUDICADO E CONSCIENTE DE QUE SÓ FREQUENTA A MISSA POR FORÇA DA ORDEM DO JUIZ EM RAZÃO DE PAGAR PELO ATO COMETIDO TUDO CASO CONTRÁRIO, SERÁ INÚTIL ESSA PENALIDADE, UMA VEZ QUE O INFRATOR TEM QUE A EXATA NOÇÃO DA REAÇÃO DA SOCIEDADE EM RESPOSATA AO DANO QUE AO DANO QUE CAUSOU OU AO CRIME QUE COMWETEU.
  44. elias  Says:
    valeu dotô transformou igreja em lugar de ponição o senhor esta certo errado esta a facudade belo diploma
  45. nadja  comentou:
    Exmo.Dr.Juiz Brandão meus parabéns,seja sempre um homem de bem como tem se mostrado, a população agradece.
    Boa sorte,e longa vida.
  46. Ana cristina  Says:
    Concordo,é uma medida de ressocialização para esse jovem. E qualquer opinião contrária , reflete uma tentativa de polemizar negativamente uma decisão exemplar e correta!
    Parabéns Dr. José Brandão
  47. WELLINGTON SANTOS  comentou:
    Sim pois faz-se necessario o convivio com a sociedade para que o mesmo tenha mais atencao e amor ao proximo.
  48. neuza ananias  Says:
    Juiz esta corretamente certo,sesde que seja na Religião que o rapaz frequenta.Acorda Brasil.
  49. Moisés  comentou:
    concordo sim, o jovem informou ser católico e n ha nem1 punicao em frequentar a igreja aos domingos – serve de exemplo essa medida. Parabens Brandão
  50. Beth De Leo  Says:
    A Justiça tem vários instrumentos para uma medida ducativa. A escolha por uma alternativa religiosa fere o estado laico que somos.
  51. Morgana  comentou:
    Gente, prestem atenção, o infrator declarou-se “CATÓLICO” por isso o juiz determinou assistir missa.

    http://www.atarde.com.br/cidadaoreporter/?tag=jovem

0 Comentários