O vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM) reclamou o não cumprimento da lei municipal, de sua autoria, “Toque de Acolher”. A medida adotada em algumas cidades brasileiras – a exemplo de Santo Estevão - impõe limites de horários para a permanência de crianças e adolescentes nas ruas, visando diminuir a prática de atos infracionais. “Nós fizemos uma lei nesta cidade para tentar conter o índice de violência com menores e adolescentes, mas ela está embargada, visto que algumas autoridades competentes de Feira de Santana não quererem colocá-la em prática”, criticou Lulinha. O edil repercutiu matéria do jornal Folha de São Paulo publicada no dia 5 de junho, intitulada: “Cidades com Toque de Recolher reduzem violência entre jovens”.
Segundo o texto jornalístico, “as medidas que restringem a circulação de crianças e adolescentes desacompanhados - conhecidas como Toque de Recolher - ajudaram a reduzir os casos de violência e o número de atendimentos do conselho tutelar. Levantamento feito com juízes, delegados e conselheiros de 30 municípios que adotaram a medida mostrou que, em 29 deles,  surtiu efeitos positivos - a exceção foi Sapé (PB)”.
A matéria diz ainda que “em Santo Estevão (BA), onde foi implantada em 2009, as ocorrências envolvendo uso de drogas por menores de 18 anos caíram 71%. Antes da adoção da medida eram registrados cerca de 40 casos semanais de adolescentes envolvidos em brigas, furtos ou vandalismo. Depois, as ocorrências caíram pela metade”.
A Folha de São Paulo declara também que, “apesar dos efeitos positivos em relação à criminalidade, a medida sofre resistência de alguns educadores e promotores, que chegaram a contestá-la judicialmente”.
Após a leitura do texto, Lulinha indagou a falta de aplicabilidade do “Toque de Acolher” na cidade de Feira de Santana. “Por que não implantá-la em Feira de Santana? Por que nós não tentamos reduzir os índices de violência com jovens e crianças?”. De acordo com o vereador, atualmente o Toque de Acolher está em vigência em 60 municípios e 17 estados em todo Brasil.
(Assessoria de imprensa da Câmara)

3 Comentários

  1. O Juiz de feira de Santana não quer nada com a hora do Brasil, a cidade de feira mergulhada no crime e no trafico de drogas principalmente por menores envolvidos, ele que a praticidade, aliás só serveria se a ideia fosse dele.

    ResponderExcluir
  2. Faço um apelo ao MM.Juiz de Feira de Santana: APLIQUE IMEDIATAMENTE O "TOQUE DE RECOLEHR", que em Fernandópolis-SP chamamos de "TOQUE DE ACOLHER". Nada melhor para proteger crianças e adolescentes das ruas perigosas das cidades brasileiras. Não interrompa a "CORRENTE DO BEM".José Pontes Jr.

    ResponderExcluir
  3. Acho que pelo tempo esse juiz quer é mesmo que o mar pegue fogo para ele comer peixe frito, não é a toa que o juiz de maracas é amississimo dele e revogou a portaria que ia de vento em popa aceito por 100 % da população.

    esse pais não tem jeito, cheio de corrupção ou mergulhada na pregissa de muitos e a população fica a merce desse EEEEEEEEEEEEEEEEca que é uma eca mesmo não serve de nada, somente para mostrar e adatar o crime em uma realidade facista

    ResponderExcluir