Jornalismo

Enquanto não vale em Minas, medida se expande no Nordeste Brasileiro.

Fonte: Rádio Itatiaia
03 de Outubro de 2011 por Débora Ferreira
Minas Gerais não tem mais Toque de Recolher para crianças e adolescentes. O Conselho Nacional de Justiça determinou o fim da medida nas cidades onde ela funcionava, como Muriaé e Patos de Minas. Nessas cidades, menores de 18 anos só poderiam circular sozinho pelas ruas até às 23h.  O juiz da Vara da Infância e Juventude de Patos de Minas, Joamar Gomes Vieira Nunes, lamenta decisão:
Alguns especialistas concordam com a posição do Conselho Nacional de Justiça, como o professor Luis Flávio Sapori, da PUC-Minas, que foi secretário-adjunto de Defesa Social em Minas Gerais, no Governo Aécio Neves: 


No Congresso Nacional, o Toque de Recolher tem alta aprovação entre os parlamentares. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o senador Demóstenes Torres afirma que a medida adotada por alguns juízes não é inconstitucional:
O Toque de Recolher para crianças e adolescentes está implantado em 72 cidades brasileiras, em 20 estados. A medida é bem sucedida no Nordeste do país, principalmente no interior da Bahia. O juiz titular da cidade baiana de Itapicuri, José Brandão Neto, explica como os índices de criminalidade caíram em outra cidade, Santo Estevão, que também já foi de responsabilidade dele:
Nos Estados Unidos, o Toque de Recolher não é uma novidade. Como não existe uma legislação federal para esse assunto, a decisão de implementar a medida cabe as cidades:
Na Inglaterra, o Toque de Recolher ainda não existe, mas o assunto está cada vez mais comum entre as autoridades do país. É o que conta a correspondente da Itatiaia em Londres, Ilana Reávia:

Você gostou? 75% 25%



Comentários


  • 04/10/2011 Ivete Souza de Almeida
    Gostaria de salientar que enquanto uma profissional, atuante diretamente com esses jovens, sinto vergonha, raiva, sentimento de incompetência por não conseguir lidar com todos os descumprimentos e infrações do que se trata de regras, limites... embora estarmos inseridos numa sociedade de regras... Cada vez mais díficil de atuar como professor(a)... E agora, até mesmo JUÍZ... Quantas ilegalidades!!! A nova agora, é eliminar os professores especialistas que atuam nas 5ªs e enviar os profissionais da alfabetização. Será que as super heroínas que não deram conta de alfabetizar a maioria dos portadores de N disturbios e deficites, malucos q chegam armados, se auto mutilam... serão capazes de salvar na ficção? Somente para manter o quantitativo exigido pelo BID...Nossa, quantos números... Diante uma decisão como a de Vossa Excelência, o que considero extremamente coerente, infelizmente, não será possível! Como ? Se boa parte das famílias não zelam pelo desenvolvimento cognitivo e segurança dos filhos? Ora, boa parte das crianças matriculadas e frequentes nas escolas não tem acompanhamento de seus familiares... Portanto, medida como essa em discussão vem como uma alternativa na tentativa de ´´socorrer´´ as crianças. Os adultos que os colocam no mundo, somente, são os responsáveis pelo zelo e segurança dos mesmos. Desabafo de mais uma cabecinha pré fim de carreira, em processo de julgamento..

  • 04/10/2011 Flávio Henrique da Silva
    Sou estudande de lic. em Filosofia plena, sou a favor do toque de recolhimento nas ruas, bares como outros lugares improprio para as crianças e os adolescentes aqui em BH e todo o estado de Minhas Gerais. As madrugadas de BH esta ficando muito violentas devido o consumo de bebedas e drogas por crianças e adolescentes. Dentro de um contexto sociológico e filosófico o poder público deve ter programas concretos no campo sociais com nossos jovens de hoje e do amanhã. O que vai ser do nosso país (Brasil) daqui 10 anos??? Abraços... Att: Flávio Henrique.

  • 03/10/2011 Daniel Claudino
    Esta pra mim é uma das maiores noticias que eu ja li.Finalmente o pais esta acordando pra realidade no que se refere aos jovens no Brasil.E quero que isso seje só o começo para que haja um resgate dos nossos "Adolescentes".Essa medida está corretissima e espero que ela chegue as capitais do país e que ela se torne efetiva ou seja que se torne lei.Já não aguentamos mais tanta impunidade,tantos jovens morrendo,matando temos que dar um basta nisso tudo.Obrigado!!!

  • 03/10/2011 VITOR J SILVA
    TRISTE CONTATAÇÃO É como um argumento utilizado por um desembargador do Tribunal de Justiça Militar, em voto proferido em processo por volta do ano de 2003: "a maior injustiça, é aquela que ocorre a luz dá lei, e sob a aparência de justiça." Este é o comentário que se pode fazer sobre a descisão do Conselho Nacional de Justiça sobre o toque de recolher para menores.

  • 03/10/2011 DEUSMIR FERREIRA BRAGA
    PARABÉNS SR. DR. JOAMAR GOMES V. NUNES, A JUSTIÇA PRECISA DE MAGISTRADOS COMO V.Excia, MAS, UM PENA QUE SÃO POUCOS QUE PENSA ASSIM!! EM UM PAIS ONDE UM "ADOLESCENTE"" PODE COMETER QUALQUER CRIME DE ADULTOS, SÓ NÃO PODE: PAGAR POR ELES, E NEM ""TRABALHAR"" QUEM DER TRABALHO A UM ADOLESCENTE VAI PRESO!! EU DR. CORRI ESSE RISCO!! CRIEI 03 FILHOS MEUS E 03 DOS OUTROS TODOS TRABALHARAM COMIGO EM UM PEQUENO COMÉRCIO!! HOJE TODOS SÃO FORMADOS EM CURSO SUPERIOR TEM SEUS TRABALHOS E SUAS FAMÍLIAS!! GRAÇA A CORAGEM QUE TIVE EM PO-LOS PRA TRABALHAR COMIGO APESAR DAS DENUCIAS QUE FORAM FEITAS CONTRA MIM!! MAS MOMENTO ALGUM TEMI A- ELAS!! FARIA TUDO DE NOVO SE FOSSE PRECISO!! "" DEUSMIR F. BRAGA""

  • 03/10/2011 santos sampaio
    Exmo Sr.Dr.Joamar Gomes V.Nunes.V.Excia,tentou,algo importantíssimo,para o bem da sociedade de Patos de Minas e todo e de todo Brasil.V.Excia,com o toque de recolher,estava zelando da segurança social e muito mais,da segurança dos jovens e adolecentes.Mas como,a membros na execação da lei que não preocupa com a desordem,V.Excia,foi proibido,de nos legar a ordem.O estatuto do menor e adolecente,veio para a degradação da família,onde os Pais não tem autoridades sobre os filhos,a professora já tem até medo dos alunos,os assaltos a mão armada,assassinatos,praticados por estes adolecentes,e os defensores da desordem,faz de mudos e surdos.O congresso Nacional,deveria ter pena de nós Brasileiros,e dar mais rigidez em nossa justiça.

  • 03/10/2011 Waldy Ramos de Oliveira
    Tristes trópicos: no Brasil, menor de idade pode circular sozinho, pode roubar, assaltar, estuprar e matar. So nao pode ser preso e pagar pelos crimes que, de forma consciente e muitas vezes cruel, comete. Obrigado Marta Suplicy ( a mesma do goza e relaxa) e ao bando que te ajudou a aprovar essa aberraçao e essa afronta ao cidadão brasileiro, conhecida com Estatuto do Menor e Adolescente.

0 Comentários