Feirenses aprovam Toque de Acolher em Feira

Programa debate implantação do “Toque de Acolher”






A implantação do Toque de Acolher em Feira de Santana foi, mais uma vez, tema de debate no Município. O programa “Um toque de mulher”, da Rádio Sociedade, foi o mediador da discussão no último sábado.
Ancorado pela jornalista Aparecida Machado, o programa realizou uma enquete com mais de 60 pessoas para saber a opinião sobre a aplicação da Lei em Feira. Mais de 80% dos ouvintes demonstraram opiniões favoráveis à instituição da medida.
O assunto foi debatido no quadro “Sala de visita”, com o Juiz da Vara da Infância de Santo Estevão, Dr. José de Souza Brandão Neto. Em Santo Estevão, a criação do Toque de Acolher comemora, no próximo dia 2 de junho, um ano com resultados positivos. A comunidade e o poder Judiciário festejam a redução de 70 por cento dos índices de criminalidade envolvendo jovens na cidade, além da diminuição do consumo de drogas nas escolas públicas e particulares do município.

CORAGEM

Para a apresentadora Aparecida Machado, o combate à violência exige de todos os cidadãos coragem e determinação. “Sabemos que não será fácil lidar com um assunto tão sério e tão importante como a violência contra os jovens, fato que noticiamos todos os dias, porque sabemos que por trás de tudo isso tem uma rede de interesses e nem todos estão a favor do bem”, disse.
Aparecida destacou, ainda, a adoção da medida por outros países. “Se o Toque de Acolher existe em outros países, maiores em população que nossa cidade, por que nos recusamos a discutir a ideia? Por que abortá-la sem levar a um debate público que envolva toda a sociedade, inclusive nós da imprensa? Basta ver tantas mães acordam para buscar seus filhos mortos em alguma esquina, às vezes perto de suas residências, sem que ela soubesse que tipo de envolvimento tinha este adolescente com o mundo do crime. O Toque de Acolher pode ser o grito preso na garganta destas mães, que só tem como consolo chorar e esperar a próxima vítima”, argumentou.
Fonte: Folha do Estado IR AO TOPO ^

Faça um comentário (2) Leitores comentaram esta notícia

De: Carlos - 27/5/2010

Observando esta materia a respeito do Toque de Acolher, percebo que atitudes como estas devem ser adotadas para coibir e limitar certas "liberdades", que tem se dado a crianças e adolescentes. Um sem numero de crimes tem sido praticados por pessoas nessas faixa etária e não tem se tomado providências algumas. O Toque de Acolher nada mais é que uma resposta para aqueles que acham que podem tudo e que não tem limites, no Brasil tem se confudido liberdade com libertinagem, direitos sem obrigações, garantias sem contrapartidas e isso tem gerado o crescimento da violência e do crime entre os jovens, que são instrumentos nas mão de adultos criminosos, colaborando com isso está a desestruturação familiar, onde os pais não tem pulso com seus filhos e os mesmos fazem o que acham melhor. Precisamos melhorar a nossa sociedade, não defendo postura ditatorial, mas precisamos dar limites aos jovens, pois são os mais prejudicados quando nos referimos a violência, seja ela doméstica, urbana, institucional e etc. Os pais também tem as suas parcelas de culpa, pois colocar filhos no mundo requer obrigações e muitos deles não tem buscado se impor de forma correta com os seus. Vale lembrar que o Toque de Acolher não é apenas retirar crianças e adolescentes das ruas em determinado horário é retira-los de locais de riscos, tais como bares, protibulos, pontos de drogas, locais de aliciamento de menores e etc. É inaceitável que crianças estejam consumindo alcool, fumando cigarros em lugares insalubres, os donos desses locais deveriam ser sancionados, isso é o que se faz com o Toque de Acolher. Concluo dizendo que ser livre não é fazer tudo que se quer ou deseja liberdade é respeitas os direitos dos semelhantes, doar um pouco de nossa liberdade em detrimento da sociedade, quem é contra uma medida como essa, deveria propor algo mais sólido, aprimorado e que desse um resultado melhor, pois o que falta em nossa sociedade são pessoas que falem, critiquem, mas apontem a solução, arregassem as mangas e partam para o confronto com a injustiça, a criminalidade, a prostituição, o trafego de drogas, a corrupção e outras mazelas que tem aparecido a todo instante. "A corrupção, a criminalidade, o desmando, a maldade só prosperam quando os homens de bem se calam". Rui Barbosa.

0 Comentários