“AS OCORRÊNCIAS À NOITE PRATICAMENTE FORAM EXTINTAS”, DIZ JUIZ SOBRE HORA DE ACOLHER

58
COMPARTILHE
Um mês depois da implantação do Toque de Acolher que estabelece horários para que menores de idade permaneçam nas ruas à noite desacompanhados dos pais nos municípios de Antas, Fátima e Cícero Dantas, Dr. José Brandão Neto, juiz da Vara Crime e da Infância e da Juventude falou, ontem, à reportagem da Pombal FM e disse que houve uma diminuição nas ocorrências. Segundo o magistrado o resultado é tão positivo que não há mais demandas, no período nuturno, para o Conselho Tutelar. “As ocorrências à noite praticamente foram extintas por causa da medida que a gente chama Hora de Acolher, disse o juiz.
Sobre a implantação da medida também no município de Heliópolis, o magistrado informou que haverá uma audiência pública na Câmara Municipal no próximo dia 20, para viabilizar a implantação do Toque de Acolher, uma vez que esse é o desejo da população e das autoridades daquele município, onde a medida vai passar a valer a partir de janeiro de 2017.
Sobre a repercussão de sua decisão na imprensa regional e estadual, inclusive em algumas reportagens, chamada de medida polêmica, ele disse que os meios de comunicação dão os adjetivos que quiserem, mas que não está preocupado com isso.
Porém, como ex-delegado federal, conhece um pouco de segurança pública e sabe que uma medida dessa natureza reduz sim os atos de violência juvenil. “Não tenho dúvida que esse é o maior projeto de combate à violência da América do Sul”, defendeu o magistrado, informando que em um mês da implantação da medida, já foram recolhidos ao Conselho Tutelar 30 menores em Cícero Dantas e 23 em Antas.
O juiz chamou mais uma vez a atenção de que havendo reincidência, em até três vezes, de menores nas ruas fora dos horários estabelecidos pela Portaria, os pais podem responder a um processo e pagar uma multa de 3 a 20 salários mínimos, claro depois de terem um amplo direto de defesa.
A Hora do Acolher, segundo o magistrado, é respaldada em Lei Municipal vigente nos municípios de Cícero Dantas, Antas e Fátima e tem o apoio do Ministério Público, da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, dos Agentes de Proteção ao Menor e tem sido aprovada pela sociedade.
A Conselheira Tutelar, Luciana Monalisa Alves, disse que as situações de atos infracionais foram as que mais caíram, o que diminuiu a sobrecarga de trabalho dos conselheiros, pois praticamente não há mais ocorrências à noite.
luciana1
Luciana, Conselheira Tutelar
Já Carlos Renildo, Agente de Proteção ao Menor, disse que graças a portaria do juiz, a cidade está mais tranquila, uma paz que se reflete nas escolas e nas ruas. Carlos pediu para que os maiores e menores de 18 anos, não deixem de andar com os documentos, pois é a primeira coisa exigida no momento da abordagem e é a única forma de saber se a pessoa é menor de idade ou não.
carlos-renildo-i1
Carlos Renildo, Agente de Proteção ao Menor
Redação e fotos pombalfm.com.br

0 Comentários