Após adoção da medida do Toque de Acolher na Comarca de Santo Estevão, o município de Itatim pretende adotar a portaria. De acordo a delegada Lígia Macedo, comandante da Polícia Civil em Itatim, a adoção do toque para o município iria complementar o trabalho da polícia, uma vez que o fato da cidade ser cortada por uma Br, muitas situações infracionais envolvendo menores acontecem constantemente.

Uma das finalidades do juiz José Brandão ao adotar a portaria para Santo Estevão foi diminuir o índice de prostituição infantil na região. “Além da prostituição, a pedofilia também é crime e uma de nossas pretensões é estender a medida por toda a Br 116”, salientou o juiz, acrescentando que o trabalho da portaria só tem êxito quando tem parceria com as polícias, executivo e os Juízes das respectivas Cmarcas.

O Juiz Érico Vieira, titular da Comarca de Santa Terezinha-Ba, que abrange Itatim-Ba, disse que vai fazer reuniuão com as demais autoridades desta última cidade e prometeu que vai baixar a Portaria do Toque de Acolher. Segundo Brandão, "vamos fazer uma Portaria conjunta para valer na BR 116, de Santo Estevão-Ba até Itatim-Ba, exceto nos trechos que não vazem parte dos Municípios referidos, pois as referidas cidades não são Comarcas vizinhas", avaliou o Juiz José Brandão.

Em parceria, os magistrados pretendem estender a medida até o a cidade de Itatim_Ba, uma vez que os registros de atividades ilícitos são crescentes.Além do apoio da Polícia Civil para implantação da medida, o executivo percebe a necessidade da portaria devido ao número de crianças e adolescentes envolvidas com tráfico de drogas e prostituição na região. Para Maria Clara Oliveira, vice-prefeita de Itatim, medida semelhante a adotada em Santo Estevão seria fundamental para combater as infrações no município, ela ainda acrescenta que o fato da cidade está próxima a Br 116, atrai mais infratores e expõe os menores a situações de risco.

Por Clécia Rocha

0 Comentários