De janeiro a junho deste ano, 64 adolescentes foram assassinados em Salvador. Os dados fornecidos pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram um aumento na ordem de 30,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram mortos 49 jovens menores de idade. Já a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) registrou, de janeiro a julho deste ano, 1.629 ocorrências, sendo que o total do ano passado foi de 3.311 ocorrências, maior pico, aliás, desde 2006.
A violência envolvendo crianças e adolescentes cresce em Salvador de forma preocupante. Os casos não param de acontecer. No Curuzu, Davidson Santos de Jesus, 17 anos, foi morto a tiros, por volta das 20 horas de domingo, 8. Na Boca do Rio, Vanessa Santos Gomes, 14, foi assassinada na noite de sábado, 7, por três homens ainda não identificados. Há uma semana, Welington Costa Damaceno, 15, morreu após ser atingido por um tiro disparado por um colega de 16 anos.
Enquanto os números da violência entre adolescentes crescem em Salvador, os registros entraram em declínio nos municípios baianos de Santo Estêvão, Antônio Cardoso e Ipecaetá. A redução ocorre desde julho do ano passado, quando foi implementada uma medida polêmica de restrição aos horários de circulação de menores de 18 anos pelas ruas, o toque de recolher, ou de “acolher”, como vem sendo chamado.
Em Santo Estêvão (a 147 km de Salvador), por exemplo, de janeiro a julho deste ano houve uma redução no número de ocorrências envolvendo adolescentes da ordem de 35%, em relação ao mesmo período do ano passado: 183 em 2009 e 119 este ano. Para se chegar a estes números, houve muito trabalho. Desde julho do ano passado, 627 adolescentes foram conduzidos ao Juizado da Infância, sendo 505 de Santo Estêvão e 122 de Ipecaetá, por extrapolar os horários permitidos para permanência nas ruas.
Os dados foram coletados pelo titular do Juizado da Infância e da Juventude dos municípios de Santo Estevão, Antônio Cardoso e Ipecaetá, José Brandão Netto, autor da portaria que determinou a medida, que depois se tornou lei municipal. “A queda da violência aqui é uma realidade”, comemora o magistrado.
Na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), há um projeto de lei, de autoria do deputado Jurandy Oliveira (PDT), cuja proposta é aplicar o chamado toque de acolher em todo o Estado. O projeto está sendo avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), conforme a assessoria do deputado. Ainda não há data definida para a votação em plenário.

Toque de acolher
Limites - O toque de acolher determina até que horas crianças e adolescentes podem ficar na rua, desacompanhadas.
Os horários - Horários de retorno para casa, em Santo Estêvão: até 12 anos, 20h30; até 14 anos, 22 horas; maiores de 14 anos e menores de 18 anos, 23 horas.


Fone: George Brito / ATARDE


O que você achou desta matéria?


Tainá Campos (11/08/2010 - 15:35)

Agora é o tráfico que toma conta do Governo. Simplesmente assim. Wagner entregou de mão beijada nossa Bahia.

Gleice
Conceição Da Silva Conceição (11/08/2010 - 03:45)

Tenho acerteza que esta medida adotada no interior pelo juiz José Brandão ira diminuir o consumo de Drogas envolvendo menores automaticamente diminuira a criminalidade, as pessoas que se colocam contrarias a esta medida é por disconhecimento de causa, entrem no blog do toque de acolher que com certeza estas pessoas iram mudar de opinião, sabemos que so esta medida não ira resolver mais ja é um grande começo, não podemos cruzar os braços vendo as nossas crianças sendo desimadas pelo trafego de D

N&T Nt (10/08/2010 - 23:08)

eu aprovo e assino em baixo,para que crianças e adolescentes ficarem na rua ate altas horas da noite ,nehum pai sensato permiti que seu filho fiqeu nos pagodes da vida,que só tem o que não presta

Roosevelt Gomes (10/08/2010 - 21:49)

Gente, há muito tenho feito alertas a cerca dessa violência desenfreada e às vezes posso parecer radical, mas a situação chegou a tal ponto que são necessárias medidas drásticas para essa situação drástica, não há tempo para educar esse povo tem que passar o rodo mesmo.

Fernando Fernando (10/08/2010 - 17:58)

o poder público tendo que tomar uma medida de tal monta, só reflete quão despreparados estão alguns pais para educarem seus filhos. se todos os pais se preocupassem em impor limites aos seus filhos, não haveria necessidade de intervenção do estado numa questão que só será resolvida quando a sociedade entender que o jovem tem que ser educado aprendendo a respeitar limites. liberdade vigiada nunca matou ninguem.

Isabel Carvalho (10/08/2010 - 16:09)

Eu concordo com a ideia de que criança e adolescente tem que estar em casa cedo mas esse toque de "acolher" é uma prova da falta de preparo do governo para controlar a violência. Se salvar vidas, bem-vindo seja, mas é prova de que o governo não sabe mais o que fazer.

George Orge (10/08/2010 - 15:14)

De pouco em pouco vamos vendo a nossa liberdade de ir e vir sendo tolhida ante a incompetência das ditas autoridades. Começando com os menores e depois virá mais o que se não surtir efeito? Estado de sítio??? Toque de recolher como nos tempos da ditadura??? Nem sei se estamos mais numa democracia... Se democracia somente for medir com voto estamos fritos... No Irã tem voto mas todos sabem o que acontece lá...

Cláudio . (10/08/2010 - 14:49)

A idéia é mesmo boa, já que não há razões para menores desacompanhados ficarem pelas ruas nesses horários. Claro que ela não resolverá os problemas afetos à violência nesse Estado, o que aliás certamente não será resolvido até o dia do Arrebatamento. Nesse dia, sim, a crueldade humana será extirpada dessa terra. E que venha logo, porque tá demorando.

Suzana Vidal (10/08/2010 - 13:38)

Uma benção,já estar no limite deveria ser URGENCIA na aprovação.

Antonio Abreu (10/08/2010 - 13:27)

sou completamente a favor da lei pra todo estado da bahia alias deveria ser lei federal todos sabem que os traficante usam menores para assaltos e venda de drogas.

Sandra Selma (10/08/2010 - 12:56)

tudo isso é paliativo, estamos realmente como disse o ministro do supremo vivendo um estado policial, falta investimento e educação, renda, comida, amparo as familias, onde já se viu numa democracia tantas abordagens, porque não abordam os policiais, eles tem estrela? repenssar o pais é mais que necessário, não temos mais o direito de ir e vir sem ser incomodado por essas blitzs humilhantes, mais como o bocão acha correto, fazer o que? e ele será que é parado em blitz?

Aldo Freitas (10/08/2010 - 12:13)

É uma medida preventiva que tem o objetivo de evitar a proximidade de crianças e adolescentes com drogas, em locais propícios para isso, logo o policiamento nas ruas será reforçado e os donos de estabelecimentos serão multados caso descumpram a decisão. Lan Houses também terão de controlar a entrada de menores. Ufa!! demorou para as autoridades da Bahia acordarem. O Brasil inteiro já implantou o TOQUE DE RECOLHER para menores de 18 anos.

Maria Aparecida Aguiar (10/08/2010 - 12:10)

na minha opinião já passou de vigorar essa lei .principalmente aqui em vitória da conquista onde segundo dad os me parece que está em segundo lugar a cidade mais violemnta do interior baiano.deus abençoe q isso aconteça o mais urgente possível!!!!

William Gomes (10/08/2010 - 11:24)

Não devemos pensar em "Carlismo" herança maldita ou PT, temos que pensar na família a Educação a Segurança para nossos jovens se ficarmos atacando sempre não sei onde vamos para. No entanto procuramos possibilidades de mudarmos essas Estatísticas que afujenta nossos Estados e Munícipios com Educação Integral com jogos recreativos de artes, como a capoeira tem uma integração social avassaladora os esportes como futebol Hendebol(Handbeach) Os governos devem pensar nesse lado, ocupar a mente deles

Vilma Sampaio Santana Santana (10/08/2010 - 11:13)

Uma grande piada, pois o estado não tem peito para encarar essa responsabilidade. O estado não quer gastar neste projeto.

Oállasi Santana Amorim Amorim (10/08/2010 - 11:10)

Seria muito bom, contudo não vejo como implantar, visto que o estado e tão pouco o município não tem competência de fiscalizar os menores que estão nas ruas bebendo e cometendo infrações.

Sival Ribeiro (10/08/2010 - 11:08)

Estamos vivendo um periodo de total descrença para com os politicos do nosso pais,pois votamos nos politicos e o que temos? eles criam projetos inuteis,tipo dia do aperto de mão,dia do sorriso, em fim são tantos absurdos,por isso achei interessante a ideia desse deputado, precisamos de politicos que pensem e façam projetos q possua algum significado e nos ajude.

Tânia Santos (10/08/2010 - 10:44)

Muitos desses jovens não tem sequer família, os pais já não tem dominio sobre seus filhos, acho muito dificil isso dá certo.

Domingos Santana (10/08/2010 - 09:36)

É uma excelente medida se tiver o apoio dos policiais militares e juizado de menores sendo que em casos de desobediencia os pais podem acionar estas instittuições e trazer o menor pra casa mesmo a contragosto dele, inibindo uma serie de problemas sociais como o uso de drogas enfim a deliquencia juvenil

Zaca Le (10/08/2010 - 09:35)

Sem dúvida essa atitude irá diminuir e muito a criminalidade isso é se for posto em prática. As vezes pensamos que nossos filhos precisam de roupas de marca tênis da última geração, carro, moto e etc... E na realidade os filhos precisam dos Pais que tão pouco os acompanham e ensinam valores morais, todos nós pais ou filhos não podemos fugir dessa realidade, companheirismo em casa, amizade, vai ajudar e muito os jovens, o toque sem dúvida vai ajudar a resolver muita coisa. Porém é preciso mais.

Joao Sena (10/08/2010 - 09:34)

Se é tao eficiente o toque de "acolher" porque demorou tanto tempo para implantar?, porquer muitos jovens precisaram morre para ver isso. O toque de "acolher" é mais uma declaração de incompetecia, falta de proatividade e desespero em não saber o que mais fazer para controlar a violencia. Enquanto, pensam que somente criando limitações para jovem evitem a violencia em Salvador. Voces nao conhece a dimensão do caos que esta essa cidade.

Joao Sena (10/08/2010 - 09:25)

Se é tao eficiente o toque de "acolher" porque demorou tanto tempo para implantar?, porquer muitos jovens precisaram morre para ver isso. O toque de "acolher" é mais uma declaração de incompetecia, falta de proatividade e desespero em não saber o que mais fazer para controlar a violencia. Enquanto, pensam que somente criando limitações para jovem evitem a violencia em Salvador. Voces nao conhece a dimensão do caos que esta essa cidade.

Carlos Andre Gomes (10/08/2010 - 09:07)

Que saudade dos bons e velhos costumes!!. onde pessoas de familia e prinçipalmete os menores se recolhiam após o anoiteçer.isso imposto pelos pais e autoridades.depois disso veio a tal liberdade juvenil, olha onde paramos, pais enterrando filhos de 12 á 17 anos vitima das drogas e da violençia.e até hoje acham os bons costumes coisa chata.parabens a esse parlamentar que ainda se preocupa com a familia baiana.

Alagnaldo Cunha (10/08/2010 - 08:55)

Eu acredito que os deputados estão no caminho certo, acolhendo esta proposta.Parabens ao sr dep Jurandy.

Daniella O. (10/08/2010 - 08:53)

Que me perdoem as pessoas que pregam a liberdade a qualquer custo, mas uma medida destas seria bastante salutar, especialmente para integrar as familias com seus filhos. O q de bom um adolecente está afzendo na rua às 23hs? O q faz um responsável por um adolecente permitir q ele fique até este horário na rua? São medidas como esta que, ainda q não reduzam a violência, fazem com que repensemos a educação do jovem do futuro. Somos diretamente responsáveis.

Geraldo Geraldo Cruz Junior (10/08/2010 - 08:35)

Bom amigos, essa não é a nossa Bahia, a nossa! é sim a Bahia do homem que se dizia amigo e irmão do Presidente Lula. Ele diz ter feito muito pela Bahia e relamente conseguiu fazer, ele fez com a educação, saúde, segurança e outras áreas chagassem ao crítica e lastimavável, o pior de tudo é que falava tao mal do governo anterior, da herança maldita, que nome será dada a essa herança que está ficando? ainda tem a mentira como sua maior aliada. Ele que continuar com seu legado de regresso. Cuidado

Rta Pereira (10/08/2010 - 08:12)

Esta providencia deve ser tomada pelos pais ou responsàveis de menores e adolescentes. No meu tempo o toque de acolher era adotado pelos meus pais e nos filhos acatavamos. Ensinei a mesma coisa para meu filho hoje com 27 anos ele quando era menor brincava e jogava na porta de casa até as 21:00h e olhe que a violencia nào é de hoje sempre existiu , temos é que aprender educar e ensinar um modo de viver melhor para evitar o pior.Espero somente que seja resppeitado e colocado em pratica .

H. Jr. Jr. (10/08/2010 - 08:00)

Ora, não era essa a atitude que os pais tomavam a 20,30,40 anos atrás e sempre deu certo?. E também desde quando começar a trabalhar cedo com 10, 12 anos de idade prejudicou alguém? Perguntem a alguns empresários já idosos se eles se arrependem. Mas a televisão juntamente com o poder econômico ganham com uma sociedade corrompida e sem limites. Vejam que uma moça ou rapaz adolecente hoje são alvos do consumismo, da vaidade, do sexo livre, drogas etc., e tudo isso se chama MERCADO.

Marcelo ..... (10/08/2010 - 07:44)

sinceramente , é tapar o sol com uma peneira, a culpa da criminalidade é da justica que não faz seu papel de dar o minimo de sgurança a sociedade, agora toque de recolher é palhaçada. estamos em 2010. a camara deveria votar a pena de morte para crimes como este, deveria votar a contratação de mais policiais , cameras de seguranca na cidade. uma politica de seguranca que funcione e nao so votar nos aumentos salarias deles mesmos.

Renato Costa Costa (10/08/2010 - 07:20)

O Estado incompetente, incapaz de garantir aos cidadãos o direito de ir e vir, quer agora implantar o toque de recolher. Próprio de ditaduras. Não podemos permitir que isso aconteça.

Alan Alencar (10/08/2010 - 06:54)

Dentre outros motivos, neste caso, a falta de responsabilidade, educação e cobrança dos pais foram responsáveis pra se chegar a esta situação. A 20 anos atrás, quando dava 18.. 19hrs.. não se via mais crianças, nem adolescentes na rua, porque os pais estavam atentos e cobravam horários. Hoje quando dá 20hrs as meninas poem shortinhos apertadinhos e saem nas ruas, os rapazes pegam suas motos e ficam zanzando, ou parados num poste sem ter o que fazer. Desleixo dos pais.

Raul Menezes (10/08/2010 - 06:53)

A Bahia precisa de um choque de ordem, controle da noite, impedindo o funcionamento até altas horas de casas de show e botecos sem a minima segurança e pior com total permissividade de drogas e participação de menores. A violencia existe o dia todo, mas a incidencia maior é após as 22 horas. BASTA de OMISSÃO OFICIAL

Osvaldo Oliveira Oliveira (10/08/2010 - 06:50)

Toque de acolher/ recolher já existe o deputado esta desatualizado/desinfirmado, a Policia PC/PM esta desmotivada com péssimo salário, a PEC 446 Piso Salarial Nacional empurrada com barriga pelos Deputados Federais, inclusive, os da BAHIA que nada fazem para dar quorum para a provação, estamos no estado que os criminosos dividem espaço com o Estado de direito, a cúpula da SSP deveria dar um bom exemplo pedir demissão pela incompetencia e o Governador aceitar, indicando outros a altura do cargo.

Humberto Lucenna (10/08/2010 - 06:32)

O ex-prefeito Jão deve estar se roendo de raiva. Ele não teve essa brilhante idéia! O estado é incompetente para tudo que se propõe e agora vem com mais essa. Não será toque de recolher, coisa da ditadura, que resolverá o problema. Apenas teremos mais uma lei inútil. Cadê educação, exemplos e perspectivas de futuro? Tão boa quanto essa lei só a do "xixi" do prefeito....nem tem banheiro público na cidade, mas, vai prender! KKKKKKKK

Vital Leite (10/08/2010 - 06:12)

Vagner prometeu e cumpriu. A Bahia mudou! Espero que o pessoal vote nele, pois vai continuar mudando.

Andre Dy Katransky (10/08/2010 - 06:11)

enquanto a eleição não acabar logico que a assembleia nada votara que possa tirar votos dos jovens..ate parece piada....toque de acolher na bahia???? grandes coisas...os jovens estão aprontando todas em qualquer horario, videm os shows de pagode e de axé durante o dia em todos cantos da bahia...o que falta é educação tecnica profissionalizante, segurança e saude a todos, trabalho com dignidade e fim da bolsa miseria do lula..acorda bahia

Carla Cruz (10/08/2010 - 05:51)

Muito boa essa lei.Espero qie seja implantada e respeitada.E que os pais também, fiquem mais atentos e cuidados com seus filhos.

Rafael Farias (10/08/2010 - 01:30)

e o direito de ir e vir do cidadão, fica aonde?? daqui a pouco vão proibir mais coisas a tal ponto de a minha pessoa não mexer mais.. me poupe!!!

Gabriel Brasil (10/08/2010 - 01:29)

Espero realmente que seja sancionada essa lei, parabens ao deputado Jurandy Oliveira. Essa lei já deveria já existir a muito tempo ... Inclusive em todo o pais.

Igjunior Jr (10/08/2010 - 01:27)

Nossa, que brilhante ideia...Com certeza isso será facil de implantar numa cidade como Salvador...Com certeza os jovens aceitarão passivamente esse "toque de acolher"(principalmente os menores infratores)...Ironias a parte, fico triste ao ler esse tipo de materia, ao saber que os gestores tem ideias irreais, inconsistentes para tratar da segurança pública.

Aristoteles Borges (10/08/2010 - 00:40)

Esta comparação entre Salvador e as tres cidades interioranas é algo muito "apropriado". Por outro lado há outra comparação que pode ser feita, ou seja: enquanto os traficantes e bandidos de toda especie matam nossos jovens, o ESTADO, por seu turno quer restringir a liberdade dos jovens que escapam. É isso ai, blitz revistando o cidadão, motociclistas criminalizados, adolescentes trancafiados e assim vivemos a segurança de cada dia. Se ficar o bicho come se correr o bicho pega. TRISTE BAHIA.

Renato Queiroz Suzart (10/08/2010 - 00:19)

Na verdade, os traficantes estão reduzindo o trabalho da polícia. A polícia em si, só mata em última hipótese, até mesmo por causa da perseguição da mídia e das organizaões de defesa de direitos humanos para FERAS DESUMANAS.

0 Comentários