Na última semana, o juiz José Brandão se reuniu com autoridades, professores e diretores das escolas municipais e estaduais do município de Santo Estevão com o objetivo de apresentar para os presentes a idéia de uma nova portaria, que terá como um de seus planos de ação combater o bwllying em todas as unidades de ensino que fazem parte da Comarca.
Com a presença de educadores durante a reunião, o juiz Brandão salientou a importância do mestre em sala de aula. “A participação dos educadores em um momento que está se planejando uma portaria como tal é muito importante, uma vez que são eles que estão no dia a dia com o aluno e conhece a situação de perto’, comentou o magistrado.
Ainda de acordo com Brandão, a idéia de combater o bwlying surgiu após informações da Polícia Civil, que constatou em suas ocorrências que a maioria dos crimes envolvendo menores na DEPOL de Santo Estevão são decorrentes de lesões corporais.
Para o magistrado José Brandão, o bwllying também é considerado uma das principais causas da evasão escolar. “Além de afastar os menores da escola, o bwllying também tem sido o causador dos crimes de lesões corporais envolvendo menores”, disse o juiz, enfatizando que, “basta viver em sociedade que o crime vai sempre existir, porém cabe ao poder público tomar alguma atitude e é por isso que estamos pretendendo lançar esta portaria que tem como uma de suas metas combater a estas situações”, completou.
Não é demais dizer que a idéia da "Justiça na Escola", com a presença do Juiz nas Escolas, foi iniciada com o Magistrado de Santo Estêvão-BA, quando criou o TED-Toque de Estudo, em fevereiro de 2010, tendo o CNJ-Conselho Nacional de Justiça e o TJBA aderido à mesma campanha da "Justiça na Escola" do Dr. Brandão.

Clécia Rocha
Assessoria do magistrado

0 Comentários