Medidas para a aplicação do Toque de Acolher, instituído no município através da Lei 260/2011, o fortalecimento da estrutura de acolhimento para menores vítimas e/ou infratores, bem como programas e projetos de prevenção à violência em atenção às crianças, adolescentes e jovens em Feira de Santana foram assuntos discutidos durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira (25), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Para justificar a aplicação do Toque de Acolher, o secretário de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, Mizael Freitas, apresentou dados da violência no município. De janeiro a abril deste ano, foram registrados 127 assassinatos, sendo que em 19 casos as vítimas foram crianças ou adolescentes.
No decorrer de todo o ano de 2010, o total foi de 397, com 51 envolvendo menores. A disseminação das drogas na infância e adolescência e a taxa de 75 óbitos por 100 mil habitantes, foram apontados por Mizael Freitas como fatores que justificam ainda mais a aplicação do Toque de Acolher em Feira de Santana.
Ele solicitou que todos os órgãos e autoridades tenham um comprometimento maior. “É necessário unir forças para criar alternativas, pensar em estratégias integradas e assim retirar crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade. Precisamos agir no campo da prevenção e não simplesmente no da reação, depois que os fatos ocorrem”, ressaltou.
Participaram da reunião representantes das secretarias municipais, Câmara de Vereadores, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Parlamento Juvenil, Delegacia de Proteção à Mulher (DEAM), organizações governamentais e não-governamentais.
Com Informações da Secom/PMFS
Ana Emíllia
Repórter
 

0 Comentários