Caxias/ Julimar Silva

Caxias/ Julimar Silva


Quarta-feira, 20 de julho de 2011 Toque de recolher começa a valer a partir de 13 de Agosto em Caxias-MaO Juiz Antonio Manoel Araujo Veloso que responde pela vara da Infância e Juventude de Caxias-Ma, em entrevista ao Jornalista Ricardo Marques apresentador do Programa Acorda Caxias da TV Difusora, disse que começa no dia 13 de Agosto 2011 a vigência da Portaria que limita a presença de menores em Bares, Restaurantes, Casas de Shows e similares a partir das 23h00s. Após esse horário, o adolescente só pode permanecer nesses estabelecimentos com a presença pais ou responsáveis.
A medida foi chamada pelo Juiz de “toque de acolher” e não toque de recolher como a imprensa costuma se referir. Segundo Manoel Veloso, atualmente Caxias se apresenta como uma cidade onde a percepção que se tem é “de uma terra sem leis” e que isso deve mudar. Ele afirmou ainda que é inadmissível algumas atitudes praticadas por jovens na cidade, atitudes que têm custado a vida de pessoas.
O juiz culpou ainda a estrutura familiar, que para ele, estaria desestruturada e mesmo diante da falta de regras dos familiares, a justiça não pode se omitir de tomar as medidas cabíveis. Uma força tarefa deve ser montada para realizar as operações a partir da data estabelecida pelo Juizado da Infância e Juventude. Na força tarefa, os órgãos de segurança devem ser mobilizados, conselho tutelar, além do juizado da infância e órgãos de defesa da infância na cidade. Todas essas autoridades farão uma espécie de varredura nos estabelecimentos em potenciais que recebam menores a partir do horário de proibição estabelecido. Os adolescentes que tiverem a liberdade limitada serão encaminhados ao Conselho Tutelar na mesma noite. Os pais serão contatados e receberão uma advertência através de uma notificação. Os donos de estabelecimentos serão multados e os ambientes podem ser interditados.
De acordo com o Juiz Manoel Veloso o objetivo dessa medida é diminuir os índices de violência, do consumo de drogas e atos infracionais. Atualmente cerca de 60% dos furtos e roubos na cidade de Caxias-Ma, os chamados crimes patrimoniais estão ligados ao uso do crack. Ao falar sobre o tratamento de pessoas viciadas em drogas, o juiz disse que Caxias não conta ainda com tratamento com a internação do dependente, somente tratamento laboratorial e isso acaba fazendo com que o recolhimento de drogados seja ineficaz. A busca por tratamento é feita na sua maioria, na fazenda da esperança, mantida pela Igreja Católica fora bem distante da cidade de Caxias-Ma.
Mais informações: www.debatedemocratico.com.br

Mande sua sugestão para: julimarsilvareporter@hotmail.com

0 Comentários