A Lei completará seis meses de existência no próximo mês. Resultados são surpreendentes.
Quase seis meses após a Câmara Municipal aprovar e o Prefeito Edson Antônio Primon sancionar a Lei 2236/2011, entitulada como "Toque de Proteger", que proíbe menores de até 16 anos de circularem pelas ruas, bares e outros estabelecimentos após às 22h00 desacompanhados dos pais ou responsáveis, o resultado é surpreendente.
Segundo dados levantados pela Polícia Civil, Polícia Militar e Conselho Tutelar do município, a redução de ocorrências envolvendo menores chega a 60%.
"A preocupação da população com sua juventude fez com que esta proposta fosse absorvida facilmente, reduzindo o número de infrações cometidas pelos menores, bem como a redução do número destes jovens em situações de risco", comenta o Capitão Ricardo, Comandante do BPM de Matelândia. "A maioria das abordagens envolvendo menores neste período foram relacionadas ao trânsito e som alto", complementa.
"O Toque de Proteger veio de encontro com uma preocupação da população com relação às crianças e adolescentes e tem reduzido drasticamente o número de ocorrências envolvendo menores", disse a Delegada de Polícia Civil de Matelândia, Dra. Tany do Amarante Razera. "Nós estamos utilizando a Lei também como forma de conscientização aos pais que nos procuram e tem dificuldade para controlar as atitudes dos filhos", complementa.
A vereadora Líria Perini Carnetti, a "Kika", proponente do projeto, avaliou como positivo este primeiro semestre. "Nós percebemos que a população está adquirindo uma nova conduta e os pais que antes não conseguiam segurar seus filhos em casa agora utilizam a legislação vigente para conscientizar seus filhos", explica a vereadora. "O excelente trabalho realizado pelo Conselho Tutelar no auxílio desta Lei, bem como a Polícia Civil e a Polícia Militar, que tem auxiliado não somente na execução da Lei, mas também na divulgação e conscientização dela, e a população matelandiense que teve boa aceitação são os principais pilares para que esta Lei funcione, estamos apenas começando à colher os frutos de um trabalho que envolveu muita gente".
Segundo a vereadora, a redução esperada para o primeiro semestre era bem menor. "Estamos enviando esta Lei para várias Câmaras Municipais que nos solicitam. Esperamos que os municípios que adotarem a Lei tenham um resultado tão bom quanto o que aconteceu em Matelândia", disse.
A Lei completará seis meses de existência no próximo dia 11 de setembro.

1 Comentários

  1. Negativo: implantado há mais de 5 anos em Fernandópolis-SP e Santo Estevão-Ba,com excelente resultado,É CHOCANTE que o "TOQUE DE ACOLHER"ainda não tenha sido implantado em TODO O BRASIL.Prova de que as Autoridades querem que o Brasil se f...; Positivo: Acaba de ingressar na Assembléia Legislativa de SP UM PROJETO DE LEI TORNANDO O "TOQUE DE ACOLHER" obrigatório em todo o Estado de São Paulo.

    ResponderExcluir