Notíciasrss feed


Menores de 12 anos estão proibidos de frequentar a festa, enquanto jovens entre 13 e 14 anos poderão participar se estiverem acompanhados pelos pais

02.12.2011 | Atualizado em 02.12.2011 - 19:04
Visualizações: 3780

Tamanho da letra: -A | +A

Foto: Reprodução/Facebook

O juiz Brandão determinou que menores de 12 anos não poderão participar do evento
Um juiz do município de Itapicuru, a 215 km de Salvador, proibiu a participação de menores de 12 anos em um show da banda de pagode A Bronkka, que se apresenta na festa Talarico Fest neste sábado (3). De acordo com o titular da Comarca de Itapicuru, José Brandão Neto, a decisão foi oficializada através de uma portaria judicial no último dia 28 de novembro, com o objetivo de preservar a segurança dos adolescentes da cidade.
"Recebi diversas informações de que há dois meses, durante uma micareta na cidade de Olindina, muitas brigas entre adolescentes foram registradas durante a passagem da banda na avenida", informou o juiz Brandão. "A promotora Ana Cláudia Fonseca então nos solicitou que não fosse liberada a participação de menores nessa festa. Mas como muitos ingressos já tinham sido vendidos, para não prejudicar a produção do evento, ficou definido que menores de 12 anos estão proibidos de frequentar a festa. Adolescente entre 13 e 14 anos só podem participar se estiverem acompanhados dos responsáveis legais", continuou.
"Nós sentimos que o tipo de música que a banda toca incentiva a violência, e ficamos devidamente preocupados", afirmou o titular.
Arrastão
Na tarde desta quinta-feira (1), mais de 20 pessoas participaram de um arrastão que causou confusão e pânico na avenida Tancredo Neves, segundo informações da 35ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Iguatemi). A polícia suspeita que o grupo tenha saído do show da banda A Bronkka, que acontecia no Jardim dos Namorados, como parte da gravação de um programa de TV Itapoan, seguido pela avenida Tancredo Neves e pela Pituba roubando pessoas que estavam na rua.

Igor Kanário, vocalista de A Bronkka, durante a gravação do DVD da banda
A situação foi controlada no início da noite. Segundo a assessoria de comunicação da PM, dezesseis pessoas foram detidas para averiguações por quatro viaturas da PM que foram enviadas para os locais. Além disso, dez adolescentes foram apreendidos e conduzidos para a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), onde foram ouvidos e liberados.
Toque de Acolher
O juiz Brandão é conhecido no interior da Bahia pela iniciativa de implantação do 'Toque de Acolher', medida foi implantada pela primeira vez no estado pelo magistrado em 2009, no município de Santo Estevão.

A medida consiste na proibição que menores de 18 anos circulem sem a companhia dos pais ou responsáveis pela cidade, em determinados horários. O 'Toque de Acolher' determina que os adolescentes de até 12 anos podem ficar na rua desacompanhados até às 20h30, enquanto os jovens entre 13 e 15 anos têm o limite das 22h. Já para os adolescentes de 16 e 17 anos, a medida libera a circulação deles até às 23h.
"Claro que vale lembrar que existem exceções nessa medida", ressaltou o titular Brandão. "Se o adolescente estiver voltando da escola, de atividade desportiva, culto religioso ou do trabalho, ele fica liberado. E durante o período de grandes festas como o São João, Carnaval e micaretas, essa medida é liberada", esclareceu.
Ainda de acordo com o juiz, caso o adolescente for pego descumprindo essa medida por mais de três vezes, os pais do jovem serão processados pela justiça, e poderão pagar uma multa que vai de três a 20 salários mínimos.
Futuro da medida
O 'Toque de Acolher' já alcança, no estado da Bahia, as cidades de Santo Estevão, Maracás, Ipecaetá, Antônio Cardoso, Planaltino e Nova Canãa. Ainda conforme o titular, uma portaria semelhante teria sido decretada pela polícia em Dias D'Ávila, mas estaria em desuso.
"No nosso primeiro ano em Santo Estevão, foi obserbada uma redução de cerca de 71% nos índices de violência juvenil", informou o juiz Brandão. "Já em Maracás, no primeiro mês do 'Toque de Acolher', o conselho tutelar informou que houve uma queda de 75% na consumo de bebida álcoolica por parte dos menores de 18 anos," continuou. 
"Já existe um abaixo-assinado com mais de 40 mil assinaturas, que abrange cerca de 20 cidades na Bahia que pedem a implantação do 'Toque de Acolher'. Desde que eu fui promovido para Itapicuru neste ano, moradores da cidade e de outros municípios da comarca, em Olindina e Crisópolis, querem essa medida", concluiu o juiz Brandão.
O futuro da medida parece caminhar para a expansão, especialmente quando se leva em conta que 500 mil adolescentes baianos estão vivendo em situações de extrema pobreza, e também estão mais expostos aos casos de violência.
Existe um projeto de lei na Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA), de autoria do deputado estadual Jurandy Oliveira (PDT), que visa instaurar o 'Toque de Recolher' em todos os municípios do estado da Bahia.

Comente esta notícia

Ocultar comentários

Rita
a medida mais correta a ser tomada ,deveria ser a proibição dessa e outras bandas tocarem as aberrações que chamam de "música".


claudio
Ate que fim, um homem de coragem para acabar com essa baderna.


Ney
O juiz deveria acabar com essa banda, pois seu perfil é nocivo à sociedade, principalmente aos adolescentes. Não assisto a isso meu filho tambem não.


anderson contreiras
parabens ao juiz isso mesmo ja ta na hora deakguem fazer alguma coisa com essas "bandas" fico imaginando o que vai dar com a bronca e racionais juntos imagino o tipo de publico so a bronca ja deu arrastao na pituba


DAISE
É ISSSO ALGUEM TEM QUER TOMAR ALGUMA PROVIDENCIA, PQ OS JOVEM,HOJE EM DIA NAO TEM MAIS LIMITE,ACHA QUE PODE FAZEREM TUDO, E ESSA BANDA DE PAGODE, QUE BAIXA ASTRAU, CONTRIBUEM AINDA MAIS NA VIOLENCIA.


GAbriella Maciel
Estou de acordo, essaas bandas só incentivam a violência.Temos que severos com esses adolescentes.


Marinaldo Reis
Concordo plenamente com esse Juiz, infelizmente a juventude não sabe mais o que é música de qualidade. Em meu tempo escutavamos Aquarela Brasileira, Ao mestre com Carinho, etc..Hj,Bate cabelo,Rala tcheca no chão,que cultura estamos passando para os jovens.


Rose
Grande juiz salvador esta precisando de um desse, para colocar ordem e ver se acaba com essas bandas de merda que não tocam nem cantam nada, so merda.....
A juventude ja esta perdida por si so achando incentivo pior fica.

Esse Juiz merece aplausos.


3 Comentários

  1. Parabéns!!!
    A sociedade brasileira precisa de posicionamentos como este.

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado que uma juíza de Brasilia proibiu a banda de Marcelo D2 de tocar, foi o fio da emenda, a banda teve que acabar, foram sucessivas tentativas de tocar pelo Brasil, mas atitude copiada por outros juíze, que terminou com a carreira dessa banda horrorosa que fazia apologia ao uso de drogas,

    ResponderExcluir
  3. Que fiasco a entrevista do juizado por u7m comissário essa semana na radio paraguaçu que lavava as mãos para uma situação na rua do matadouro responsabilizado a delegacia de policia civil de santo estevão, não sabia que era a delegacia que resolvia problemas de menores em situação de risco, novidade para mim, não fosse o trabalhão que a depol tem, acorda juizado de santo estevão, acorda para o trabalho, cade o TED, sumiu, juizado invisível durante o dia e a tarde.

    Professor revoltado com a situação do Toque que esta se recolhendo ao ridiculo

    ResponderExcluir