Violência contra a mulher: Bahia ocupa 3º lugar em número de feminicídios; saiba mais

Texto: Ascom TJBA

Compartilhar:
Imagem Galeria

A Bahia está em 3º lugar quando se trata do assunto feminicídio. Realidade compartilhada, de modo geral, pelo Brasil, que fica em 5º lugar entre 87 países. Para a Desembargadora Nágila Brito, responsável pela Coordenadoria da Mulher da Justiça baiana, esse é o “pior crime que pode afetar a humanidade, porque destrói a vida não apenas da mulher, mas de toda a família”.

Órfãos do feminicídio. É assim que ela nomeia os filhos das mulheres que são vítimas da violência doméstica. O assunto foi abordado na manhã dessa quinta-feira (23) na live “Entendendo a violência doméstica”, promovida pelo Poder Judiciário da Bahia (PJBA), por meio da Coordenadoria da Mulher.

“Nosso sistema judicial criminal é feito por homens. As mulheres são julgadas por saberes masculinos, não se pode perder essa perspectiva. De forma que eu acho que o direito penal, o sistema criminal, ainda estão muito patriarcais, sexistas”, ponderou o Presidente do PJBA, Desembargador Lourival Almeida Trindade, que realizou a abertura da live.

Aberta ao público, a discussão teve como objetivo conscientizar as mulheres sobre o que é violência doméstica, pois, segundo a Desembargadora Nágila Brito, que mediou a live, às vezes a mulher nem percebe que está nessa situação.

Participaram como palestrantes, as juízas Andremara dos Santos, Janete Fadul, Ana Cláudia de Jesus Souza e Julianne Nogueira Santana Rios, e o Juiz Wagner Ribeiro; todos magistrados de Varas especializadas em violência doméstica, tanto na capital quanto no interior.

Além dos magistrados, a jornalista Andressa Guerreiro também debateu o assunto. Ela foi vítima de violência e, por isso, idealizou o projeto “O que não nos disseram”. Em novembro de 2019, produziu seu primeiro documentário experimental para testar sua abordagem (inédita no Brasil).

Vejam a live:

http://www5.tjba.jus.br/portal/violencia-contra-a-mulher-bahia-ocupa-3o-lugar-em-numero-de-feminicidios-saiba-mais/

0 Comentários