Desde adotada para a Comarca de Santo Estevão, a portaria do Toque de Estudo e Disciplina – TED já apresentou vários resultados satisfatório. Conforme Silvio Belo, Coordenador do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Santo Estevão, após aplicação da medida, vários foram os resultados positivos alcançados nas escolas dos municípios que pertencem a Comarca. “Um dos efeitos que chama atenção é o município de Ipecaetá que tem apresentado eficácia no trabalho do TED, onde o índice de matricula aumentou em 30%.”, comentou Silvio Belo.
Ainda de acordo a coordenação do juizado, além do aumento de alunos nas salas de aulas, outro benefício da portaria é o constante combate ao tráfico de drogas por menores nas escolas.
Além da coordenação do Juizado, procurada pela nossa reportagem, a Polícia Militar de Santo Estevão, comandada pelo Major Leonir Moraes acredita que a redução do tráfico de drogas nas escolas é resultado do trabalho desenvolvido pelo Toque de Estudo e Disciplina. “Vejo a portaria de forma positiva, uma vez que os poderes, de forma particular o judiciário está ajudando as famílias no sentido de diminuir a freqüência de menores em locais inapropriados”, comentou, acrescentando que a ajuda da Polícia Militar em Santo Estevão é profissional e presencial.
Ainda de acordo o major Moraes, os resultados do trabalho do Judiciário só estão sendo satisfatórios porque as famílias estão aceitando e colaborando com a portaria. “A PM tem observado uma redução na freqüência de drogas na cidade, uma vez que muitos traficantes usam os menores como elementos que carregam a droga para repassar e ao fato dos menores estarem sendo distanciados da rua em horários tardios, os traficantes terão que utilizar de outro artifício para repassar as drogas, pois os menores não estão mais nas ruas”, enfatizou o major.
Um dos efeitos da portaria de antievasão escolar foi repercutido na Comarca de Fernandópolis – SP, quando o juiz Evandro Pelarin informou em um programa de televisão de rede nacional que o trabalho já realizado na Comarca de Santo Estevão através do TED começará a ser vigorado em São Paulo no mês de agosto. Citando o juiz Brandão como o “pai da idéia baiano”, Pelarin acredita que o TED também apresentará resultados satisfatórios assim como o Toque de Acolher já apresenta em Santo Estevão – BA e em Fernandópolis – SP.
De acordo o juiz Evandro Pelarin, a experiência do trabalho já desenvolvido pelo juiz José Brandão é um dos motivos para adotar o Toque de Estudo e Disciplina para a Comarca de Fernandópolis – SP. “Vamos adotar o Toque de Estudo e Disciplina com o objetivo de afastar as crianças das lan houses em horário de aula e acredito que o efeito será bastante positivo”, comentou Evandro Pelarin.

Clécia Rocha
Assessoria da Vara da infância / estágio




0 Comentários