No último dia 12/08/10 o Pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular e Diretor da ONG-INE, Pr. Jânio Cardoso, se reuniu com o Magistrado José Brandão Netto, Juiz da Vara Crime e da Infância de Santo Estevão - BA, para discutir sobre os excelentes resultados do Toque de Acolher e o TED (Toque de Estudo e Disciplina) de autoria do Magistrado, que também é pioneiro na Bahia com o Toque de Acolher.
O Juiz de Direito José de SouzaBrandão Netto criou uma portaria em junho de 2009 determinando que menores de 12 anos não podem ficar nas ruas após às 20h30, até 15 anos o horário permitido é 22h e os adolescentes de 16 anos somente até ás 23h, a menos que estejam acompanhados pelos pais.

Dr. José Brandão e Pr. Jânio Cardoso
Dr. José Brandão e Pastor Jânio Cardoso 
O magistrado salienta que para a implantação da portaria foi preciso somar forças com o poder público com a participação da guarda municipal, polícia militar e prefeituras. “A finalidade da medida é proteger um menor de 12 e 13 anos, - que na rua até altas horas da noite é um ser humano indefeso. De lá para cá, segundo dados da polícia houve uma diminuição de 71% na violência entre jovens”, comemora o Juiz.
Com os excelentes resultados do Toque de Acolher, Dr. José Brandão, criou o Toque de Estudo e Disciplina (TED), que consiste na responsabilidade de pais matricularem filhos a partir dos quatro anos na escola. Dr. Brandão explica que a portaria foi baixada após uma pesquisa realizada nas escolas da comarca onde foi constatado um alto índice de evasão escolar.
“Notamos com a pesquisa, que o menor estava fugindo da escola. Após tal resultado, baixamos a portaria que obriga aos pais a matricularem os filhos, que descumprindo a determinação do que impõe a portaria, os mesmos pagam multa e respondem a crime de abandono intelectual”, esclarece.
A medida trouxe um grande avanço na educação o município de Ipecaetá que antes do TED tinha um Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 1.4 após a portaria passou para 5.9. Juiz de São Paulo já copiou o TED, de autoria do Dr. Brandão.
Os resultados tem sido aplaudido pela mídia nacional, como Globo, Band, Record e a midia escrita como também eletrônica. O Magistrado recebeu a Moção de Aplausos do Tribunal de Contas do Estado pelos resultados de redução a violência e evasão escolar.
O TED e o Toque de Recolher tem aprovação das Autoridades que defendem os direitos da criança e do adolescente, e ainda de Desembargadores, Educadores, o Delegado-Geral da Polícia Civil,
Joselito Bispo, e o Secretário da Segurança Pública César Nunes,
já disseram que são totalmente a favor, como a PM da Bahia, entre outros.
Já são mais de 55 cidades brasileiras que adotaram e aprovaram.
Esta medida é estudada pela Assembléia Legislativa, para que passe a vigorar em todo Estado.
Seminário sobre o TED (Toque de Estudo e Disciplina)
e o Toque de Acolher com o Magistrado José Brandão Netto, com o Juiz de Direito de Santo Estevão-BA.
José Brandão foi Delegado Federal e Advogado da União.
Dia 13 de Setembro, às 19:00, no Memorial Chesf. Aberto para toda a sociedade
Apoio do Magistrado Dr. Marley Cunha, Juiz da Vara da Infância de Paulo Afonso.
Contamos com a participação de todos:
Autoridades do Executivo, Legislativo, Militares, Escolas, Universidades, Entidades de defesa de menores, Igrejas,Imprensa, do setor privado e toda sociedade em geral.
Juntos discutiremos melhorias para nossa cidade.
Nossa oração é que, o Senhor Jesus Cristo esteja em cada coração, reinando nas famílias, aí então haverá paz na sociedade.

Instituto Esperança
Semeando esperança, colhendo vidas.
Organização Não Governamenta
Paulo Afonso-BA


Escreva seu comentário

Bruno Gomes
17/08/10 15h55m

Espero que as pessoas reflitam sobre isso. Se Toque de "acolher" ou Recolher resolve de fato a vida de crianças e adolescentes com famílias desestruturadas. O acolher é quando se tem estrutura familiar, que não é o caso de muitas dessas crianças e adolescentes. Sabemos que a rede de garantia de direitos não tem estrutura para atender essa demanda a começar pelo JUDICIÀRIO, que não atende nem a demanda existente, a exemplo dos adolescentes em conflito com a lei que não tem seus processos julgados deixando um sentimento de impunidade e a comunidade com o achismo de que o ECA é uma lei que só protege.


Nascimento
17/08/10 12h28m

No meu filho ele nao manda

Raul
17/08/10 12h27m

Parabéns, vocês estão no caminho certo, nossas crianças precisam de apoio e principalmente de Cristo no coração. Deus abençoe vocês...

Antonio
17/08/10 10h42m

Mudar o nome de toque de recolher para de acolher é uma grande estratégia hipócrita de disfarçar um típico autoritarismo. Parabéns.


ELZA
17/08/10 08h25m

PARABENS AO PASTOR JANIO MUITO BOM SEU TRABALHO NA SOCIEDADE.

Joana
16/08/10 23h45m

Vai ter certicado com horas? quantas?
Rosi Hora
16/08/10 21h29m

parabéns ao pastor Jânio, uma pessoa ímpar pelo seu engajamento no sentido de amadurecer através de discussão a possibilidade de implantar em nossa cidade o toque de acolher e o TED(toque de estudo e disciplina) visto que ambos têm surtido grande efeito em outras cidades.Conte comigo .
Roberto Amorim
16/08/10 21h01m

Necessitamos de medidas urgentes desse tipo em nossa cidade, pois estamos vendo um grande número de crianças e adolescentes se prostituindo, se drogando e cometendo furtos. Nossa autoridade constituída tem que implantar algo desse tipo em nossa cidade
PROFESSORA
16/08/10 19h52m

QUE GLORIA SE O TOQUE DE RECOLHER FOSSE VERDADE! EU FICARIA MUITO CONTENTE, POIS TENHO CERTEZA QUE A EDUCAÇÃO DE PAULO AFONSO TOMARIA O CAMINHO DA APRENDIZAGEM, NOSSOS ALUNOS DORMIRIAM MAIS TERIAM TEMPO PARA ESTUDAR, FICARIAM MENOS ESTRESSADOS, APRENDERIAM O NECESSARIO PARA SEGUIR UM CAMINHO DE SUCESSO. EU SAIO DA SALA PREOCUPADA COM A DIFICULDADE DE CERTOS ALUNOS, O QUE MAIS DEIXA-ME TRISTE É O INSUCESSO DE ALGUNS COM APENAS DOZE, TREZE ANOS E SEM POSSIBILIDADE DE LER UM TEXTO DE APROXIMADAMENTE TRINTA LINHAS, É POR QUE NÃO SABE LER? NÃO O CÉREBRO ESTÁ TÃO CANSADO QUE NÃO ATENDE AOS COMANDOS DA LEITURA, COLEGAS ESTAMOS FRITAS, E AÍ? É CULPA DELES? NÃO TODOS TEM CULPAS, A FAMILIA, A SOCIEDADE, A POLÍTICA, OS ORGÃOS PROTETORES, ADVOGADOS E IGREJAS E É POR ESSA SITUAÇÃO QUE NÓS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NÃO SOMOS VALORIZADOS. PEÇO-LHES QUE TODA A SOCIEDADE APROVE E OS MENORES NÃO FIQUEM MAIS AO TEMPO DE NINGUÉM E TUDO TOMARÁ OUTRO RUMO. VEJAM BEM NÃO ADIANTA QUE A LEI SEJA CRIADA SE NÃO TIVER RESPEITO .

0 Comentários