2010 é o ano mais violento dos últimos 10 anos em Feira de Santana


Faltando apenas dois dias para término do ano, 396 homicídios, 15 latrocínios e 39 autos de resistência já foram registrados na cidade, totalizando 450 mortes violentas no ano. Veja o gráfico.



29/12/2010 17:32Mudar o tamanho da letra:



Foto: Acorda Cidade

Andréa Trindade



Atualizada em 30.12.10 às 08:31



Com 451 mortes violentas registradas este ano, entre homicídios, latrocínios e autos de resistência, 2010 é o ano mais violento dos últimos 10 anos. Apesar do alto índice de violência a Policia Civil avalia como positiva os trabalhos realizados na cidade no combate ao crime por conta do grande número de prisões, que bateu recorde, da carceragem lotada, e de crimes elucidados.



Até este exato momento, faltando apenas dois dias para término do ano, 397 homicídios, 15 latrocínios (roubo seguido de morte) e 39 autos de resistência (morte em troca de tiros com policiais) já foram registrados na cidade.



O índice elevado de homicídios vem crescendo a cada ano de forma gradativa como mostra o gráfico a baixo.







Dezembro de 2010 – Até o dia 29 de dezembro foram registrados 29 homicídios, 2 latrocínios e 6 autos de resistência.



De acordo com o coordenador regional da Polícia Civil, Fábio Daniel Lordelo, as ações da polícia melhorou, mas precisam ser mais eficientes. “O índice é alto, mas a ação policial só não vai conter a violência na cidade e a população precisa participar mais no tema de segurança publica”, enfatizou o coordenador.



Já o delegado, Matheus Souza , titular da 1ª Delegacia de Polícia, avaliou como positivo o trabalho realizado este ano, embora reconheça que o índice de homicídios supera o número de identificação de autorias.Ele informou que aproximadamente 60% dos homicídios estão elucidados e que a grande maioria das mortes têm relação com o tráfico de drogas ou com pessoas que já tiveram passagens pela polícia.



Para o delegado o balanço é insatisfatório em relação ao número de homicídios, mas é positivo em relação ao trabalho realizado considerando o grau de dificuldade encontrado pela polícia, diante da realidade do tráfico de drogas e de todos os delitos registrados ao longo do ano.



“ A dificuldade é grande, até mesmo porque boa parte destes crimes são cometidos por motociclista que geralmente não têm identificação, além disso a população contribui pouco com as investigações por medo de ameaças”, explicou Matheus Souza.



Fábio l Lordello destacou que o trabalho que vem sendo realizado melhorou a imagem da Polícia Civil em Feira de Santana que ganhou respeito de órgãos como o Ministério Público, a Defensoria Pública e o Poder Judiciário, além de órgãos policias de outros estados e federais.“A prova disso é o convite feito a Polícia Civil para participar e dividir grandes operações policiais”, confirmou o delegado. (Com informações do repórter Ed Santos, do programa Acorda Cidade).

0 Comentários