Enviado por Redação Chico Sabe Tudo em 17 de abril de 2011 na categoria Destaques, Espaço do Leitor. Você pode seguir essa notícia por meio do RSS 2.0. Você pode deixar um comentário para esta notícia
685 Visualizações

Bom dia Paulo Afonsoooooooooo!
Seria como tentar dizer acorda Paulo Afonso, e com isto começarmos   nos perguntando  o que aconteceu com aquela cidade bonita,colorida e maravilhosa que todos estavam acostumados a ver em fotos e em revistas por todo o país, onde diversas vezes foi matéria jornalística e de referencia de eventos nacionais, inclusive esportivos? Quem não se lembra de que a cidade era reconhecida na imprensa nacional como a cidade dos esportes radicais?
Uma volta no Belvedere e deparamo-nos com a denúncia de que a água captada para a fonte vem do esgoto e fossa sanitária. Dobra a primeira esquina e o que vemos são jovens entre 13 e 19 anos “entornando todas” e fumando um “big” baseado; nas escolas as crianças e adolescente cada vez mais aprendem a escrever cada vez menos, embalados pelo sucesso de “rebolechom-chom-chom!” (e acham que isto é musica?).
E a classe média? O que é a classe média em Paulo Afonso? Um grupelho de “senhoras e senhores” elegantes dispostos a desfilarem em seus nada avançados trajes de gala no único clube social feito para os mesmos, em notada galhardia exuberante pequeno-burguês! Eventualmente nota-se, um autêntico novo rico, ou até mesmo um aristocrata clássico em seu BMW.
Um país onde hoje se entra na faculdade através de latas de leite em pó pode-se esperar de tudo! Imaginem então em ganhos reais o que é a academia em Paulo Afonso? O reflexo da sociedade local ou a troca sagrada de experiências e conhecimentos?
A erudição conservadora avassala-se em drogas e embriagadas noitadas patrocinadas pelo estimulo ao culto da “burrificação” .Ontem, me dava conta de que quase todos os bares atendem esses “ novos adultos” que em sua maioria não passam dos 20 anos e muitos não completaram a sua maioridade. A falta do que fazer leva os pais à permissividade dos acontecimentos, e autorizam seus filhos a freqüentarem ambientes nada saudáveis para a devida e sólida formação dos mesmos. O que se vê na calada da noite nesta cidade é aberrante, meninas e meninos (repito: meninas e meninos) bebendo, enamorados de suas latas de cerveja e esbanjando “autoridade” para comprar e sorver o álcool como grandes adultos fracassados…
Pergunte-se: você sabe onde sua filha ou seu filho estão agora? Sabem se suas filhas menores estão alcoolizadas e fazendo sexo ao deus dará? Ou isto pouco importa?
A polícia de Houston (EUA) em 1999 estabeleceu 09 pontos críticos de educação que levam os jovens á desgraças sociais, dentre elas a falta de formação religiosa e a falta de imposição de limites aos filhos (dê ao seu filho tudo que ele pede ou então afirme que tudo que ele fizer de errado é relevante).
Portanto cabe questionar se o “toque de acolher” estabelecido em muitas cidades do interior baiano é algo oportuno para ser estabelecido numa cidade do interior como Paulo Afonso?
Vocês por acaso vêem pais de família constantemente metidos em violências e confusões? Ou envolvidos em drogas? NÃO, NÃO E NÃO. Em sua maioria são jovens entre 13 e 23 anos que querem brigar aparecer, beber e se drogarem.
Poxa, mais os jovens já não têm tanta opção de lazer e eu ainda vou persegui-los exigindo sua permanência em casa? Como ficamos, nós, os pais?
Não sei caro leitor, realmente não sei. O que é pior lavar as mãos e fazer “vistas grossas” a tanta violência e drogas ou impedir que os jovens se divirtam em bares e tabernáculos da cidade, por falta de opção de lazer. Jovens políticos e jovens lideranças precisam ser descobertas e estimuladas a servirem de exemplo para outros jovens, pais e mães desorientados!

Da Redação ChicoSabeTudo
Por: Cecílio Almeida Matos

13 Comentários para “Por onde se perdeu a Juventude de Paulo Afonso?”

  1. Nina disse:
    Boa tarde!
    Chico, gostei muito da matéria e acho a mesma, de tamanha importância. Se ao menos a maioria das pessoas pensassem e agissem desta maneira, com certeza, não somente a cidade de Paulo Afonso, como outras cidades estariam em outros aspectos sociais.
    Sempre estou analisando vários fatos acontecidos em nossa cidade, como também não vejo ninguém se mobilizando para buscar uma mudança social e pessoal desses jovens. Fica sempre várias perguntas sem respostas concretas: O que fazer para ajudar estes jovens? Com a educação que os jovens recebem, porque eles têm que ter outro comportamento? De quem será esta culpa? Qual a preocupação do governo para a educação desses jovens?Em fim…
    A educação já começa errada dos próprios pais, pois, hoje, mais do que nunca, não somente os seus pais deixam os seus filhos, como também as mães estão ganhando espaço na área do trabalho e deixam os seus filhos sendo criados por outras pessoas, não se importam tanto quanto deveriam se importar com a educação dos mesmos e daí, você imagine o que acontece!
    Quando nós mães vamos perceber as coisas, é um pouco tarde e bem por isso, perdemos o controle da situação.
    Obrigado pelo espaço reservado.
  2. Josiane disse:
    Caro escritor sua profunda reflexão sobre a realidade dos jovens e “meninos e mesninas” é a mais pura verdade só posso diser uma verdade que esses tais jovens e meninos e meninas paulafonsinos eles mandão nos pais deles, quanto ao grau de “burrificação” estou de pleno acordo pois o nivel de cultura destas criaturas deve está em 0 digo isso pois estou fazendo um trabalho acadêmico e estava no site do IDEB e por curisidade foi olhar Paulo Afonso e o ensino publico de 1° a 4° seria ficou abaixo da meta em 5% e os pais ainda delagam as escolas a obrigação de educar sozinha os filhos que eles tiveram, o jovem paulafonsino não tem noção dos curso superiores oferidos na cidade pois em uma pesquisa de campo de um outro trabalho acadêmico feito ano passado com os 3° ano do Carlina e Luiz Eduardo, eles tinham que responder que curso superior oferecido na cidade ele queria fazer? 63% das respostas foi o curso de Medicina.Uma falta de noção tamanha, gente a unica coisa que ninguem pode tirar de você é o seu conhecimento adquirido.
  3. PORQ VAGABUNDO TEM REGALIAS E EU NÃO? disse:
    TOQUE DE RECOLHER JAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
  4. eu digo disse:
    TOQUE DE ACOLHER JAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA,PAULO Afonso pede socorroooooooooooooooooooooo,será que temos que fazer manifestaçoes ,nas ruas,olhe ELEIÇÕES VEM AI,CHICO POR QUE VOCE NÃO SE CANDIDATA HÁ ALGUM CARGO,COM CERTEZA SERIA UMA BOA IDEIA,PELO MENOS TERIAMOS ALGUEM QUE SABE O QUE PAULO AFONSO PRESCISA.PENSE BEM NO ASSUNTO.ESTAMOS COM VOCE.
  5. roberto disse:
    vocês precisam parar coom essa mania de querer pribir tudo Paulo Afonso ja n tem o que fazer e depois ainda ficam cobrando eventos de não sei oque ão sei oque, tudo bem que tem certos jovens e adolecentes que estrapolam isso cabe aos pais darem a educação devida ao seus filhos toques de recolher, proibir isso e aquilo não resolve nada isso so faz revoltar mais ainda os jovens e faça com que ele arranje um meido de burla essas pribiçõs.
    pela reportagem o reporter nã esta satisfeito com nada na cidade sera possivel que não tem nada que preste na cidade?
    ao inves de proibir criem opções!!!
    • MADMAX disse:
      O SR NO MINIMO LUCRA COM ESTE ESTADO DESORDENADO DE COISAS…POR ISSO A SUA PERMISSIVIDADE…QUE TRISTEZA!!!!…SE O SR OS POSSUIR, DEUS PROTEJA OS SEUS FILHOS!!!!
  6. MADMAX disse:
    471 VISUALIZAÇÕES E APENAS 6 COMENTÁRIOS PARA A NOTÍCIA…….EMBORA DOIS COMENTÁRIOS TENHAM SIDO INÚTEIS….A RESPOSTA ESTÁ AÍ……”OMISSÃO”…..DAS FAMÍLIAS PRINCIPALMENTE E PRIMEIRAMENTE…… EM SEGUIDA DO PODER PÚBLICO……PAULO AFONSO É UMA CIDADE ONDE PREVALECE A DEMAGOGIA E A HIPOCRISIA…..
  7. LUCIARA ALVES disse:
    ACORDA BRASIL…………..ACORDA PAULO AFONSO………..
    ANTES TANTOS FATOS DE VIOLÊNCIA,SÓ VIAMOS NA TV,HOJE VIVENVIAMOS E SOMOS VITIMAS DA VIOLÊNCIA EM NOSSAS PROPRIAS CASAS.E FICA-SE A QUESTÃO,ONDE VAMOS TER A CERTEZA DA SEGURANÇA??
    A CERTEZA QUE TEMOS É QUE A CADA SEGUNDO DEVASTA-SE COMO FURACÃO A ONDA DAS DROGAS,PROSTITUIÇÃO,ALGOOL………ONDE SOMOS OBRIGADOS E USURFLUIR DESSA DEVASTA ONDA.ONDE O PROIBIDO O ERRADO É MODA………E NA CONSEGUENCIA ACABA-SE A PAZ…
    TUDO SE REZUME EM UM VAZIO DOS MESMOS….ONDE O AMOR DE DEUS É A SOLUÇÃO.
  8. Gleidson disse:
    kkkkk É Rebolation ..
  9. maira disse:
    Chico gostei muito da matéria..
    É muito difícil não cair nessas tentações das drogas. Tem que ser muito forte mesmo para dizer não á isso. O que mais precisa é um programa ou alguma coisa assim desse tipo para enterter a mente do jovens para não ser mais um que vai se dár mal.
  10. sandra disse:
    toque de acolher isso seria a solução de fato porque não aqui em Paulo Afonso, seria o ideal
  11. ANICELIA FEITOZA DA SILVA disse:
    O texto resume tudo sobre a juventude em Paulo Afonso…Drogas, sexo e rok in roll(a)!

0 Comentários