Conforme previsto nas Portarias Judiciais das Comarcas de Santo Estevão-Ba, que também abrange os Municípios de Ipecaetáa e Antônio Cardoso-Ba, e da Comarca de Maracàs-BA, que também abrange o Município de Planaltino, durante períodos festivos, de grande tradição local, como São João, Natal, "Micareta" e Festas de aniversário da cidade, os horários de proibição, para menores de 18 anos circularem nas ruas, fica liberada.

  A restrição sobre a circulação dos jovens fica suspensa na Comarca de Maracás, entre 22 e 28/06, após o que as rondas,  mantendo-se restrições de horários: até 12 anos, 20:30h; até 15 anos, 22h. 23h, para jovens entre 16 e 1716 anos, é o último horário para o Adolescente estar nas ruas sozinhos, isto é, desacompanhados dos pais ou responsáveis. É o chamado "toque de acolher" que, além de Portaria Judicial, virou também lei municipal aprovada pela Cãmara de Vereadores.
.
Mas nesse período, haverá Agentes de Proteção á Infãncia nas referidas festas, fiscalizando situações de risco, como venda de bebida alcoólica para menores de 18 Anos, uso de drogas, suspeitas de prostituição, entre outras.

"Procuramos fazer a medida com bom-senso. Dái, a liberação dos horários nestas datas, contudo, em caso de situações de risco, os menores poderão ser conduzidos ao Juizado, pois vai haver agentes de proteção á infância de plantão durante os festejos juninos, tanto em Santo Estêvão_Ba como em Maracás-BA", afirmou o Juiz da Comarca, José Brandão, que, agora, atua na cidade de Maracás-BA.


Para a moradora Márcia Santana : a decisão une famílias: "Uma das coisas que o toque de acolher nos proporcionou foi o diálogo em família, antes os meninos ficavam mais na rua do que em casa, agora graças a determinação do juizado voltamos a ser uma família que participa um da vida do outro", disse a dona de casa, salientando que no período de São João, os comissários de menores devem esta presentes no espaço da festa.
 



"ACOLHER" Aprende 11 motocicletas em Maracás-BA



No último domingo, a Ronda do "Toque de Acolher", que fiscaliza não só o horário noturno, mas também toda e qualquer situação de risco com menores, averiguou 11 adolsecntes pilotando motocicletas no Povoado de Porto Alegre, zona rural de Maracás-BA, distante cerca de 75 km da sede do Município.

A ficalização foi efutada pela PM e Pelos Agentes de Proteção à Infãncia e à Jucventude, tendo sido apreendidas as 11 motocicletas e encaminnhadas para  Delegacia de Polícia, pois é proibido menor de 18 anos conduzir veículo automotor, segundo o Código de Trãnsito Brasileiro, motivo por que os pais responderão a processo -crime.




7 Comentários

  1. è um absurdo como ainda existem comissários descomprometidos e que estão no juizado somente para adquirir a carteira, na semana passada o comissário chamado joão do pão doce em uma diligencia noturna se recusou a descer do carro para fazer abordagem em menores, quando perguntado pelo seu colega, assim respondeu, que não estava ali para fazer esseserviço, e que o colega ficasse na sua, ou queria ouvir o que falou para todos os comissarios , inclusive o coordenador? e que não estarioa ali para se expor, sabe-se que isso é anti ético, deveria ser expulsso do juizado pois não tem serventia,são esses agentes que queimam o nome do juizado, o coordenador sabe e não faz nada.

    Um agente insatifeito

    ResponderExcluir
  2. Também acho, estive em uma diligencia com ele e ele me falou que queria somente acredencial, e que não queria se expor comk a vizinhança, é muita falta de coleguismo, saudades do meu tempo de juizado mais unido, tem mais é que sair mesmo.

    ResponderExcluir
  3. JOÃO DOP PAO DOCE JÁ ÉCONHECIDO PELA SUA INEFICÁCIA E POR DAR DETALHES EM DILIGENCIAS NA RUA SANTO ESTEVÃO, PARCEIRO INSEPARAVEL DE BIM SECO TRAFICANTE CONHECIDO QUE ESTA BARBARIZANDO COM SUIA NAMORADA LETICIA

    ResponderExcluir
  4. pois é, é o comissario que mais reclama, esta sempre por fora, fala horrores de silvio o coordenador e que não estava ali para fazer escada para ninguém, que já tinha dito para todos os comissarios, nãos ei como esta no juizado ainda

    ResponderExcluir
  5. pois é, na vista é uma coisa por traz outra, já deveria ter saido, fala de todo mundo, macaco fala e não olha pro rabo, se alguém precisar dele esta no abismo, sinto muito por termos colegas assim desunido e descompromissado

    ResponderExcluir
  6. CONCORDO COM TODOS OS COMENTÁRIOS, SINCERAMENTE NÃO SEI O QUE ESSE RAPAZ FAZ NO JUIZADO, ALÉM DE TUDO É UM COVARDE QUE NEM SABE PARA ONDE VAI O JUIZADO NEM O ECA.PARABÉNS A QUEM TEVE A INICIATIVA DE FAZER CRITICAS , NÃO PODEMOS NOS ACOVARDAR DIANTE DA OMISSÃO, COMISS´RIO QUE NÃO FAZ NADA TEM É MESMO QUE SAIR, PRINCIPALMENTE O DAQUI QUE ESTA SE ESVAINDO, CADE AQUELES COMISS´RIUOS QUYE GOSTAVAM DE SE APARECER? E A CHEFIA DO JUIZADO FICA MUDA, NADA FAZ, TENHO MEDO DE ME IDENTIFICAR POIS O COORDENADOR É MUITO VINGATIVO E PERSEGUIDOR

    ResponderExcluir
  7. O toque de acolher de maracas, agora nao esta so pegando os adolecentes, mas ta pegando os idosos na zona rural acusados de estrupamento, e sem provas. Esses caras tem que toma vergonha, porque nem as policias tem direito de fazer o que eles fizeram.

    ResponderExcluir