Notícia postada em 01/07/2011 às 21:15
Juiz proíbe menores em Forró Coffee
Autor: Tanara Régis

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a presença de menores em festas cujo ingresso dá direito a consumo ilimitado de bebida alcoólica. No entanto, na prática, a maioria dos eventos "open bar" passam longe do regulamento e abrem as portas para o público adolescente, mesmo desacompanhados dos responsáveis.

O Ministério Público chamou atenção para o fato e, nesta quinta-feira (30), o juiz José Brandão Neto, da comarca de Maracás, determinou que os menores de 17 anos de Itiruçu (a 329 km de Salvador), estão proibidos de frequentar as festas de forró “open bar”, realizadas durante o São Pedro na cidade, sem acompanhamento dos pais ou responsáveis legais.

“Estaremos marcando presença em Itiruçu e acompanhado de perto a movimentação dos forrós alternativos. Contaremos com policiamento, conselhos tutelares e agentes de proteção à infância nos dias das festas para que a ordem judicial não seja descumprida”, afirmou o juiz para o blog do Marcos Frahm.

Uma das atrações nas comemorações de São Pedro de Itiruçú é o evento open bar Forró Coffee. No site de divulgação da festa não aparecem informações de restrinção de acesso ao evento devido a idade.

Na decisão, o magistrado alertou ainda que a Lei de Contravenções Penais prevê prisão para quem servir bebida alcoólica a menores de 18 anos.

A reportagem do Bocão News entrou em contato com a central de vendas do Forró Coffee em Salvador, por volta das 19h, e perguntou sobre possibilidade de comprar ingressos para uma garota de 17 anos. A atendente informou sobre a proibição, mas mostrou que, na prática, a lei em caso parece ter sido feita para não ser cumprida.

"(...) Ela aparenta ter pouca idade? Agente não pode garantir se vai conseguir entrar ou não. Como é festa open bar, a idade mínima é 18 anos. Mas, assim, normalmente, em show grande não pede muito a identidade não. Mas ai vai depender da fisionomia da pessoa, se aparentar ter pouca idade é capaz de pedir... ", falou a atendente.

1 Comentários

  1. Parabéns, a todos os Magistrados que aderem este toque! Se cada pai e cada mae tomassem mais conta de seus filhos, estariam ao seu lado e com certeza quem é do BEM não deixariam seus filhos beberem... Parabéns... Já que seres humanos precisam de leis para serem responsáveis, não tem outra solução, devemos usa-las.

    ResponderExcluir