SIBE – Síndrome do Bebe Espancado. Um projeto que trata desse assunto foi apresentado pelo juiz José Brandão ao prefeito de Olindina João Ribeiro. Na oportunidade foi mostrada ao gestor a necessidade de uma comunicação a Justiça, de forma imediata, de todos os casos de agressão contra crianças e adolescentes que procurem a unidade hospitalar.
De acordo com o juiz Brandão, o SIBE é um projeto que tem como uma de suas metas combater a violência doméstica contra criança. “O projeto consiste em informatizar a notificação obrigatória de abusos e agressões contra crianças. Trocando em miúdos, as Unidades Básicas de Saúdes, Santas Casas, Hospitais e  Clínicas, quando se depararem com casos de crianças onde haja suspeita de maus tratos, devem obrigatoriamente comunicar o fato à Justiça da Infância e da Juventude, mediante o preenchimento de uma ficha disponível na internet. Com isso a Justiça toma conhecimento do caso em tempo real e direciona as ações de prevenção e de repressão aos agressores”, explicou o magistrado.
Avaliando como um projeto relevante para o município, o prefeito Ribeiro afirmou que apóia a causa. “Essa é uma idéia muito interessante e importante para o combate a violência contra a criança, que na maioria das vezes acontece em casa. Vamos fazer um levantamento de custos e do que é preciso ser feito para beneficiar o município com um projeto desta natureza”, informou o prefeito.




Por Clécia Rocha
Jornalista em formação
http://folhadoparaguassu.blogspot.com


2 Comentários

  1. Parabéns pela inciativa!

    ResponderExcluir
  2. amei essa iniciativa, é inevitável o toque de acolher...estou esperando a aprovação logo... Nayrone

    ResponderExcluir