Araci-BA: Cidade que teve mais eleitor preso por "Boca de Urna", em 2022, devera haver mais ocorrências em 2024.
Conhecido como “boca de urna”, o crime é caracterizado por ativistas ou cabos eleitorais que se dirigem até os locais de votação e fazem pedido expresso de voto ou tentam arregimentar eleitores.
Nas eleições de 2022, na cidade de Araci-Ba, conforme foto acima, foram presas 05 pessoas fazendo boca de urna, foram flagrados no CEMOB, maior colégio eleitoral do município. No entanto, nas eleições municipais de 2024, a tendência é haver mais prisão ainda, por razão das eleições estarem sendo mais acirradas.
O juiz Eleitoral, Dr José Brandão, adverte a população de Araci e Teofilândia que cumpra seu papel de cidadão indo votar, e logo recolhendo-se para suas casas, além de estar a rigor a medida da Lei seca, passa a valer entre às 23h deste sábado, até às 18h de domingo, ficando proibida a venda, distribuição ou fornecimento de bebidas alcoólicas em vias públicas, bares, lanchonetes, supermercados, restaurantes e estabelecimentos similares em todo o território do município.
No dia das eleições, é proibida a divulgação de qualquer espécie de propaganda, sendo considerados crimes o uso de alto-falantes ou amplificadores de som, a promoção de comício ou carreata, arregimentação de eleitores e publicação ou impulsionamento de novos conteúdos de partidos ou candidatos na internet.
Não será permitido o uso de quaisquer aparelho eletrônico na cabine de votação.
Qualquer cidadão que tiver conhecimento de infração prevista na legislação eleitoral deve comunicar ao juízo da zona eleitoral onde a irregularidade foi verificada, através do WhatsApp (75) 9814-3963, o qual já recebeu inúmeras denuncias.
Com as informações, a assessoria.
0 Comentários